Seja bem-vindo à Editora UFSM!

A Formação do Professor e o Ensino das Artes Visuais

Este livro conta com artigos de vários autores de representação no cenário nacional e internacional. Profissionais que trabalham com Educação e Arte e que se propuseram a discutir a formação do professor na atualidade. São artigos ricos em experiências, que completam as particularidades de cada estado, país ou região.
Livro Impresso
R$50,00
R$50,00
Ebook
R$35,00
R$35,00
Descrição
As temáticas que balizam os textos sobre formação de professores encontrados nesse livro são as mais variadas: construção da subjetividade docente, perspectiva internacional da docência em artes visuais, diário de aula, currículo, deslocamentos perceptivos e conceituais da cultura visual, estágio supervisionado em artes visuais, cosmopolitismo, relatórios de estágio em artes visuais, desenho de criação como dispositivo para pensar a formação e docência em artes visuais a partir das filosofias da diferença.
Informação Adicional
Título A Formação do Professor e o Ensino das Artes Visuais
Subtítulo Não
Autor(es) Marilda Oliveira de Oliveira e Fernando Hernández (orgs.)
Editora/Selo Editora UFSM
Assunto Principal Arte, artes visuais, educação, ensino, formação de professores
Assunto Secundário Não
Origem do Livro Nacional
Coleção Não
Número de Páginas 296 Pág.
Acabamento N/A
Número da Edição
Ano da Edição 2015
ISBN (SKU) 9788573912333
Código de Barras 9788573912333
Faixa Etária Graduação, pós graduação e outros.
Idioma Português
Número do Volume ou Tomo Único
Classificação Fiscal (NCM) 49019900
Comprar na Apple Não
Comprar no Scribd N/A
Sumário

Prólogo da 1ª edição

Prólogo da 2ª edição

1. A construção da subjetividade docente como base para uma proposta de formação inicial de professores de Artes Visuais
Fernando Hernández

2. A formação do professor de Artes Visuais em uma perspectiva internacional: implicações para o ensino de arte no Brasil
Ivone Mendes Richter

3. Diário de aula: disparador de problematizações e de possibilidades para pensar a formação de professores de artes visuais
Vivien Kelling Cardonetti e Marilda Oliveira de Oliveira

4. Perguntas que conversam sobre educação visual e currículo
Irene Tourinho

5. Deslocamentos perceptivos e conceituais da cultura visual: implicações para a formação de professores
Raimundo Martins

6. Tessituras sobre Arte e Arte Educação, ou: sobre deambulações no ensino de arte
Jociele Lampert

7. Para uma formação de professores baseada no cosmopolitismo: currículo derivativo e possibilidades de exploração indireta da subjetividade
Laura Trafí-Prats

8. A pedagogia das artes e a formação de professores na Colômbia: uma aproximação da licenciatura em artes visuais da Universidad Pedagógica Nacional
Julia Margarita Barco Rodríguez e Mónica Marcell Romero Sánchez

9. Situação e desafios da formação de professores de artes na Espanha
Imanol Aguirre

10. Olhares de Educador: o desafio de ensinar a ensinar artes visuais a crianças pequenas. Reflexões, descobertas, dúvidas e contributos nos umbrais da reforma
Patricia Berdichevsky

11. Aprendendo com a orientação de relatórios de estágio na formação de professores de artes visuais - Entre um ecoespaço digital e a edificação de um eu profissional mediado pela escrita
Leonardo Charréu

12. No preâmbulo de experimentar uma formação sem órgãos: anotações sobre preencher potências e inventar outras educações possíveis
Cristian Poletti Mossi

13. O desenho de criação como dispositivo para a formação em artes visuais: estratégias pedagógicas para construir-se como investigador no campo da arte e da educação
Lutiere Dalla Valle

14. Olhares sobre formação de professores e individuação (ou sobre a vontade de vazar as formas)
Alice Copetti Dalmaso

Sobre os autores

Carregando...