Seja bem-vindo à Editora UFSM!

Linguagem e Cognição

Processos psicolinguísticos da escrita sustentam que as metodologias precisam ser revistas, recuperando a especificidade do processo de alfabetização num contexto de letramento.
Ebook
R$21,00
R$21,00


  Compre na Amazon: Clique aqui

  Compre na Apple: Clique aqui

  Compre no Google: Clique aqui

Descrição
Apresentamos esse trabalho para os profissionais das áreas de Letras e da Educação, na perspectiva da Psicolinguística Cognitiva. Inicialmente, a aprendizagem da língua desenvolve-se levando em conta três dimensões que ocorrem simultaneamente, ou seja, o inatismo, a maturação e o ambiente. Os pressupostos epistemológicos para o aprendizado da leitura fundamentam-se na visão de que esta é aprendida por meio de processamento da informação. Os processos psicolinguísticos da escrita sustentam que as metodologias precisam ser revistas, recuperando a especificidade do processo de alfabetização num contexto de letramento. As tarefas ou testes psicolinguísticos apresentados neste livro têm o objetivo de ajudar os educadores, psicopedagogos, psicólogos e orientadores educacionais a compreenderem os mecanismos de processamento da informação e sua relação com as capacidades linguísticas e cognitivas específicas e mais gerais. Considerando que a leitura e a escrita são atividades de cunho cognitivo, esse tipo de processamento requer operações mentais de processamento de informação baseadas na estrutura fonológica da linguagem oral.
Informação Adicional
Título Linguagem e Cognição
Subtítulo Enfoque psicolinguístico para compreender e superar as dificuldades em leitura e escrita
Autor(es) Elias José Mengarda
Editora/Selo Editora UFSM
Assunto Principal Linguística, psicolinguística, leitura, escrita, cognição
Assunto Secundário Não
Origem do Livro Nacional
Coleção Não
Número de Páginas Não
Número da Edição
Ano da Edição 2014
ISBN (SKU) 9788573912197
Código de Barras 9788573912197
Faixa Etária Graduação, Pós-Graduação e outros
Idioma Português
Número do Volume ou Tomo Único
Classificação Fiscal (NCM) 49019900
Sumário

INTRODUÇÃO

1 A ESCRITA AO LONGO DA HISTÓRIA

1 Origens da escrita

2 Aprender a ler e escrever

3 A língua – modalidade oral e escrita

4 Atividade

2 AS BASES EPISTEMOLÓGICAS DA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

1 Princípio inatista

2 Princípio maturacional

3 Princípio ambiental

4 Atividade

3 A CRIANÇA E O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA

1 Uso da tecnologia da informação nas atividades de leitura e escrita

2 Atividade

4 PROCESSOS PSICOLINGUÍSTICOS DA LEITURA

1 Modelos de leitura

2 Processos psicolinguísticos implicados na leitura

5 PROCESSOS PSICOLINGUÍSTICOS DA ESCRITA

6 CONCEPÇÃO DE ERRO EM LEITURA E ESCRITA

1 Erros de natureza ortográfica

1.1 Atividade recomendada

2 Interferência da fala na escrita

2.1 Atividade recomendada

3 Segmentação não convencional

3.1 Atividade recomendada

4 Discriminação visual/auditiva

4.1 Atividade recomendada

5 Processos de regularização

5.1 Atividade recomendada

6 Variação linguística

6.1 Atividade recomendada

7 LEITURA, ESCRITA, CÁLCULO E SUA RELAÇÃO COM A COGNIÇÃO

8 PROCESSAMENTO DE INFORMAÇÃO – TESTES PSICOLINGUÍSTICOS

1 Linguagem e capacidades cognitivas

2 Habilidades diretamente relacionadas à leitura e à escrita

2.1 Conhecimento das letras do alfabeto

2.2 Conhecimento dos grafemas

2.3 Reconto da história “O galo vaidoso”

2.4 Teste de recuperação da informação

2.5 Teste de compreensão de leitura

2.6 Teste de leitura em voz alta

2.7 Compreensão de leitura

2.8 Avaliação da compreensão leitora

9 HABILIDADES DE PROCESSAMENTO DA FALA

1 Consciência de palavra, de sílaba e de fonema

2 Geração de novas palavras

3 Variação linguística

4 Não se escreve como se fala

5 Segmentação das palavras na cadeia da fala

6 Sensibilidade fonológica

7 Testes metafonologicos

7.1 Teste de Subtração Silábica

7.2 Teste de Inversão Silábica (IS)

7.3 Teste de Subtração Fonêmica (SF)

7.4 Testes de Inversão Fonêmica

7.5 Teste de Inversão Fonêmica: IF VCV

7.6 Teste de Acrônimos Auditivos

10 HABILIDADES RELACIONADAS À COMPETÊNCIA LINGUÍSTICA

1 Organização direcional espacial de narrativa

11 HABILIDADES RELACIONADAS ÀS FUNÇÕES COGNITIVAS

1 Cognição visual

2 Desenho da figura de Rey-Osterrieth

3 Desenho de memória da figura de Rey-Osterrieth

4 Raciocínio analógico: Qi – teste de inteligência

5 Habilidade de Cálculo Mental

12 CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Carregando...