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Trens na Memória

Este livro presta-se a resgatar informações das origens e dos episódios importantes do passado ferroviário brasileiro, bem como da situação presente deste transporte, através de uma narrativa da evolução das atividades ferroviárias nos principais países do mundo, a partir de meados do século XIX. Em tal contexto, situa o devir ferroviário do Brasil, interpretado pelas ações politicas do viés estatal, em seus propósitos de estabelecer no Império uma rede de linhas férreas voltadas a integrar distintas regiões.
Livro Impresso
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Descrição
Cenários de implantação das ferrovias no mundo, a partir do século XIX, projetos e construções das pioneiras estradas férreas no Brasil, incluindo-se entre elas as do Rio Grande do Sul, constituem o mote desta narrativa. No Rio Grande do Sul foram determinantes para a superação do agrarismo e cruciais como meio de modernidade tecnológica, já na primeira metade do século XX. Em tal contexto, a cidade de Santa Maria se constituiu no seu principal polo de serviços, como local de oficinas e interseção de linhas, onde transitavam trens de todos os quadrantes. Trens que fizeram a diferença positiva no progresso nacional e sul rio-grandense. Por isso, eles ainda povoam nossas memórias e fazem parte dos nossos bons sentimentos.
Informação Adicional
Título Trens na Memória
Subtítulo Num longo tempo, entre trajetórias público-privadas, fatos da História Ferroviária Brasileira e Sul-Rio-Grandense
Autor(es) João Rodolpho Amaral Flôres
Editora/Selo Editora UFSM
Assunto Principal História Ferroviária Brasileira e Sul-Rio-Grandense
Assunto Secundário Cenário de implantação das ferrovias no mundo- projeto e construções das pioneiras estradas férreas no Brasil.
Origem do Livro Nacional
Coleção Não
Número de Páginas 320 Pág.
Número da Edição 1
Ano da Edição 2017
ISBN (SKU) 9788573912920
Código de Barras 9788573912920
Faixa Etária todas
Idioma Português
Número do Volume ou Tomo Único
Classificação Fiscal (NCM) 49019900
Sumário

Apresentação
Introdução
1. Os transportes ferroviários e sua acepção histórica
1.1 Novas tecnologias, transformações do trabalho e profusão civilizatória
1.2 As artes ferroviárias pioneiras: tempos de ‘modernidade’
2. Ações precursoras, constituição e expansão da malha ferroviária no Brasil
2.1 A política imperial e os planos de modernização da infraestrutura nacional
2.2 Legislação, questões técnicas e as primeiras empresas ferroviárias do Brasil
2.3 A importância das ferrovias paulistas
2.4 Os transportes ferroviários na República e a crise na década de 1950
3. O sistema ferroviário no Brasil meridional
3.1 O cenário econômico e geopolítico do Sul e os planos ferroviários
3.2 As ferrovias no Rio Grande do Sul
3.3 A Compagnie Auxiliaire e a interligação das ferrovias gaúchas
3.4 Os recintos ferroviários no Rio Grande do Sul
3.5 A autarquia VFRGS entre 1920/1954
3.6 VFRGS e RFFSA: reversão, federalização e privatização 1954/1990
4. Santa Maria e suas representações ferroviárias
4.1 Subsídios históricos da cidade e a estrutura operacional da VFRGS
4.1.1 O parque de serviços da ferrovia
4.1.2 Vivências na ‘beira da linha’: as vilas e os bairros operários
4.2 A ferrovia e suas decorrências políticas e econômicas
4.3 Os trens, a educação e a cultura
4.4 Os termos ferroviários, as regularizações e os arranjos urbanos em Santa Maria
4.5 O crescimento da ‘cidade ferroviária’ e suas questões sociais
5. Tempo presente: do cenário ferroviário brasileiro atual
5.1 Perspectivas ferroviárias para trajetos de médio e longo cursos
5.2 Opções remanescentes do transporte ferroviário de pessoas
Considerações finais
Referências

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