A primeira live do "Editoração em Debate" deste de 2021, sob o título "Editora Universitária como Política Pública" e conta com a presença do doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo José Castilho Marques Neto. Entre as colaborações de Castilho no meio editorial estão a participação como consultor “ad hoc” de organismos nacionais e internacionais da área acadêmica, educativa e cultural e de fomento ao livro, à leitura e às bibliotecas: Centro Regional para o fomento ao livro na América Latina e Caribe, Portugal e Espanha (CERLALC/UNESCO).

Também foi Secretário Executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) vinculado aos Ministérios da Cultura e da Educação de agosto/2006 a março/2011 e de junho/2013 a maio/2016. Sua atuação frente às políticas públicas para formação de leitores mereceu reconhecimento público e a Lei 13.696/2018, que instituiu a Política Nacional de Leitura e Escrita – PNLE, foi apelidada como “Lei Castilho”.

Estão também participando da live o diretor da Editora UFSM, Daniel Arruda Coronel e na mediação a professora Marilia de Araújo Barcellos.