O dia 1º de dezembro foi instituído como o Dia Mundial de Combate a AIDS visando que todos unam forças para a conscientização dessa doença.

Nesta data, a Editora UFSM indica a leitura de duas de suas obras, por abordarem a temática.

AIDS: O que ainda há para ser dito?

A coletânea de trabalhos deste livro representa parte do empreendimento realizado no intercâmbio entre as instituições de ensino superior, os serviços de saúde e os núcleos de pesquisa. A troca de conhecimentos e saberes, oriundos de grandes debates e, principalmente, a aproximação entre as pessoas compromissadas com a qualidade do convívio na atenção aos que vivem com HIV/Aids. A obra apresenta temas como sentimentos afetivos, vida sexual, gênero, políticas de saúde, família e sua vulnerabilidade, a convivência com o vírus, questões nutricionais para as pessoas com AIDS, experiências interdisciplinares nos Serviços de Saúde e diversas outras questões relevantes.

Experiências Interdisciplinares em AIDS: Interfaces de uma epidemia

A obra reúne o olhar de quem convive com HIV/AIDS, de quem assiste e de quem cuida, daquele que se envolve e daquele que milita na luta contra a doença. Traz a experiência de trabalhos interdisciplinares e vivências profissionais e pessoais, relacionados à epidemia. Os organizadores preocuparam-se em mostrar ao leitor que essa epidemia poderá ser vencida mediante ações interdisciplinares.