No dia 16 de dezembro de 2014, na Universidade Federal de Viçosa, ocorrerá o lançamento do livro Análise macroeconômica e avaliação governamental, a primeira obra de macroeconomia da Editora UFSM. O livro, de autoria de José Maria Alves da Silva, será lançado às 17h, no Departamento de Economia Rural, da Universidade Federal de Viçosa.

A obra visa ir além do que habitualmente é oferecido nos manuais técnicos de macroeconomia e economia do setor público, no sentido de estender e complementar a discussão conceitual e técnica com considerações filosóficas, históricas e institucionais, especialmente no que diz respeito à realidade brasileira. Buscando tratar questões que interessam para a avaliação de governos, a partir de indicadores tal como são usualmente concebidos, mas também levar o leitor a questionar a própria forma de construção e apresentação desses indicadores e o que eles podem ou não significar para a vida dos cidadãos. Assim, o conteúdo foi elaborado não só para servir como instrumento de capacitação profissional, mas também preparar pessoas de diferentes formações profissionais superiores para o exercício de uma cidadania mais esclarecida acerca de questões de grande interesse nacional.

José Maria Alves da Silva possui graduação em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1976), mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (1980) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1990). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Monetária e Fiscal.