Editora UFSM: Professor Bernardo Baldisserotto, conte-nos, por favor, um pouco da sua trajetória profissional e formação acadêmica e como o senhor escolheu estudar o tema abordado no livro Farmacologia Aplicada à Aquicultura.

Eu sou formado em Oceanografia Biológica pela FURG, tenho mestrado e doutorado em Fisiologia Geral pela USP e pós-doutorado em Fisiologia de Peixes pela MacMaster University (Canadá). Sou professor na UFSM desde 1988 e atualmente sou professor titular. Oriento nos programas de pós- graduação de Farmacologia, Biodiversidade Animal e Zooctenia (UFSM) e Ciências Agrárias (Universidad de Los Llanos, Colômbia). Em função dos meus trabalhos na área de farmacologia aplicada a animais aquáticos, verifiquei que não havia nenhum livro nessa área, de modo que veio a ideia de elaborar nosso livro.

Editora UFSM: A qual o nicho de mercado o livro se direciona?

O livro é direcionado a alunos de graduação e pós-graduação e profissionais que tenham interesse na área de aquicultura.

Editora UFSM: Na primeira orelha da obra, afirma-se que o livro traz informações que antes só poderiam ser obtidas através de uma busca em artigos publicados em revistas científicas especializadas. Nesse sentido, quais os principais desafios encontrados na realização desta obra inovadora para a área?

O primeiro desafio foi organizar a estrutura do livro, ou seja, os capítulos e o que esperávamos que cada capítulo contivesse. O segundo foi encontrar os pesquisadores que escrevessem cada capítulo. Vários contatos tiveram de ser feitos para que tivéssemos autores para todos os capítulos.

Editora UFSM: Como foi o processo de organização do livro junto aos demais professores?

O processo em si foi, de um modo geral, tranquilo. Mandamos as instruções para os autores e todos seguiram o que foi proposto. Quando nós (os editores) recebemos a primeira versão de cada capítulo, revisamos e mandamos nossas sugestões para os autores. Todos foram bem receptivos, e o processo ocorreu com tranquilidade. O único problema foi o atraso na entrega de capítulos, mas é algo que faz parte do processo.

Editora UFSM: O senhor tem planos para publicar novos livros no futuro?

Sim, muitos planos. Está em andamento a elaboração da terceira edição do livro Espécies nativas para piscicultura no Brasil. Se os demais autores colaborarem, esperamos publicar neste ano. Iniciarei em 2018 a atualização do livro Fisiologia de peixes aplicada à piscicultura, para lançar a quarta edição em 2019. Todos esses livros serão publicados pela Editora UFSM. Também estou envolvido na editoração do livro Biology and physiology of neotropical freshwater fishes, a ser lançado pela Elsevier no final de 2018/início 2019.