Daniel Arruda Coronel é o novo diretor da Editora e Livraria da UFSM. A posse ocorreu no dia 24 de dezembro de 2013. Ele substitui Honório Rosa Nascimento, que estava no cargo há doze anos.
A Editora da Universidade Federal de Santa Maria foi criada em outubro de 1981 e tem por finalidade implantar e executar a política editorial da Instituição. Sendo assim, cabe à Editora incentivar a produção científica da UFSM e da sua região de influência; editar, coeditar e divulgar os trabalhos que interessem às atividades de ensino, pesquisa e extensão nos diversos campos do conhecimento; promover o intercâmbio bibliográfico com outras unidades, bibliotecas e entidades similares; manter postos de venda permanentes e ocasionais com a finalidade de facilitar à comunidade acadêmica e aos demais interessados o acesso ao material publicado.
O novo diretor é Professor Adjunto do Departamento de Ciências Administrativas e dos Programas de Pós-Graduação em Administração e de Gestão das Organizações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Mestre em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Bacharel em Ciências Econômicas pela UFSM. Atualmente é Vice-Presidente Regional da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER) e Membro do Comitê Assessor da área de Economia e Administração da FAPERGS. Foi Coordenador Substituto do Curso de Administração da UFSM (2011-2012). Editor Associado da Revista Ciência Rural e Membro do Conselho Editorial da Revista do CCEI, além de parecerista de várias revistas acadêmicas nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Economia e Administração Pública e Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: Economia Brasileira, Política Industrial e de Comércio Internacional, Métodos Quantitativos e Projetos de Investimento.
Daniel Coronel afirma que “Assumir a Editora da UFSM é motivo de honra e de orgulho, pois a mesma tem uma importância significativa para a vida acadêmica e cultural da nossa cidade. Nossa gestão será baseada no diálogo e transparência. Como metas de gestão, vamos estruturar um planejamento estratégico, repensar as linhas editoriais, aperfeiçoar os meios de comercialização de nossos produtos, melhorar a divulgação interna e externa da Editora e implantar os ebooks, os livros eletrônicos, dando uma nova perspectiva para a Editora da UFSM.