Alexandre Karsburg, autor do livro O Eremita das Américas: a odisseia de um peregrino italiano no século XIX, é consultor histórico do documentário “A Maravilha do Século”, lançado em março deste ano. Produzido por Marcia Paraiso, diretora da Plural Filmes, o documentário aborda a jornada de vida de Giovanni Maria de Agostini, conhecido como Monge João Maria ou “São” João Maria.

O documentário foi gravado nos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo, além de países como México, Peru, Cuba, Estados Unidos e Itália, local de nascimento do eremita. Em conversa com Alexandre, ele descreveu a passagem da equipe por tantas locações: “No Brasil, passamos em lugares onde há devoção e memória do eremita, além de locais em que ele viveu, mas não deixou memória de si. Nos Estados Unidos filmamos e fazemos entrevistas nas cidades de Santa Fé, Las Vegas (Novo México), Mesilla e Las Cruces. Em Sizzano, na Itália, conseguimos o atestado de batismo dele. No Peru, estivemos na festa da Santíssima Cruz de Motupe. Por último, fomos ao México e Cuba, também para filmar e entrevistar”.

Ao abordar a peregrinação do monge pelos quatro cantos da América, o longa traz relatos de seus seguidores, comprovando sua história e a criação de uma tradição religiosa. “Cada lugar de devoção criado pelo eremita guarda suas próprias peculiaridades, contudo há elementos em comum, histórias que se repetem. Mas deixo isso em aberto, se eu der mais informações estaria dando spoiler do filme”, brinca o autor.

Em fase de pré-estreia em Santa Catarina, o documentário será exposto no Rio Grande do Sul, ainda no primeiro semestre deste ano, mas sem datas confirmadas.