Rodeada por morros e localizada no centro geográfico do Rio Grande do Sul, encontra-se Santa Maria, uma cidade de inúmeras misturas étnicas e de pessoas com diferentes histórias. Para muitos, é apenas um local de passagem, mas para tantos outros significa o lugar de origem e de onde nunca mais sairão devido ao amor pela cidade.

Neste sábado, dia 17 de maio, Santa Maria comemora seus 156 anos de fundação. E como forma de homenagem, a Editora UFSM preparou uma lista com algumas obras que contam a história e relatos de visitantes e historiadores da cidade. Confira:

 

História do Município de Santa Maria

 

A obra de João Belém, publicada pela primeira vez em 1933, é fonte de inestimado valor, seja por representar uma marca na historiografia sul-rio-grandense às histórias municipais, seja por oferecer cópias de documentos que constituem material de consulta de qualidade. Escrita nos anos de 1930, quando o Rio Grande do Sul alcançava o plano nacional com a ascensão de Getúlio Vargas à presidência da República, esta obra se insere numa conjuntura de orgulho regional e busca da história local. O autor segue o modelo da produção das histórias municipais da lenda à descrição geográfica, sempre com provas documentais, e do meio físico ao estudo do homem e apresenta uma linha evolutiva de Santa Maria.

O porto-alegrense João Belém foi um historiador, educador e jornalista que veio para Santa Maria em 1900, para trabalhar na Viação Férrea do Rio Grande do Sul. Além de publicar livros com suas poesias, Belém ajudou a fundar diversos jornais no estado, como O Viajante, O Estado e 14 de Julho. Em 1933, dois anos antes de sua morte, publicou o livro História do Município de Santa Maria, que foi reeditado em 2000 pela Editora UFSM.

 

Santa Maria: relatos e impressões de viagem

 

A segunda edição de Santa Maria: relatos e impressões de viagem reúne preciosos relatos de viajantes, crônicas e textos de origem diversa sobre Santa Maria, apresentados em ordem cronológica. Os artigos são precedidos de notas biobibliográficas curtas, com vistas a apresentar o autor e a tecer breves comentários sobre sua obra. As ilustrações que enriquecem os textos foram extraídas de algumas das obras consultadas, bem como de diversos acervos iconográficos. Descrições de autores clássicos da bibliografia sul-rio-grandense ombreiam com relatos de origem menos conhecida, embora igualmente elucidativos. O resgate desses documentos histórico-literários convida o leitor a um mergulho no passado da cidade, desde a chegada de seus povoadores definitivos, no final do século XVIII, até meados dos anos 1990.

José Newton Cardoso Marchiori é mestre e doutor em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e atualmente é professor titular do Departamento de Ciências Florestais da UFSM.  Valter Antonio Noal Filho é Programador Visual graduado pela UFSM e foi editor da revista "Ensaio", publicada pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.

 

Cronologia histórica de Santa Maria e do extinto município de São Martinho – 1787-1930 – 3ª. edição

O livro Cronologia destaca-se entre as muitas obras científicas e literárias de Romeu Beltrão. Publicada inicialmente entre 1951 e 1952, no jornal A Razão, posteriormente, foi editada como livro, quando da comemoração do primeiro centenário de Santa Maria, em 1958. Nos anos seguintes, foi reescrita com enriquecimento de conteúdo, pretendendo o autor ampliar a periodização, de modo a referir, num segundo volume, os fatos posteriores a 1930. Porém, Beltrão morreu em 15 de novembro de 1977, antes de alcançar seu objetivo, deixando concluídos, de qualquer sorte, os novos originais da parte já editada, cuja extensão triplicou. Com base nesse material, seus filhos, Ápio Cláudio Beltrão e Aécio César Beltrão, coordenaram a edição de 1979 – a segunda. Em 2013, esta terceira edição sai acrescida de novos textos introdutórios, notas atualizadoras e de uma rica seção de imagens de Santa Maria antiga.

Romeu Beltrão foi historiador, médico, paleontólogo e botânico, nasceu em Santa Maria, em 1913. Juntamente com João Belém, é um dos poucos que possui publicações em livro sobre a história de Santa Maria.

Foto: autor desconhecido.
Fonte: www.cidadesemfotos.blogspot.com.br