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Eu Vi um Brasil na TV

Televisão e cultura em perspectivas antropológicas

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Disponível: Em estoque

R$25,00

Descrição Rápida

O livro é resultado de aproximadamente dez anos de pesquisa antropológica sobre a recepção e a audiência de televisão no Brasil. Por meio de uma etnografia de audiência numa cidade do interior do Rio Grande do Sul, a autora identifica um discurso crítico, quase consensual, entre as pessoas pesquisadas em torno da televisão.

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Detalhes

A autora vai além dos discursos, ela leva seu leitor para dentro da vida das camadas médias brasileiras – suas práticas de lazer, suas relações de gênero, suas atitudes políticas, sua visão sobre identidade nacional. A leitura desses detalhes etnográficos, redigidos numa linguagem acessível, provoca um efeito sutil, obrigando o leitor a repensar os próprios cânones da crítica cultural. As reflexões desta obra atualizam o debate sobre temas tão centrais, que, muitas vezes, são deixados em segundo plano nas Ciências Sociais brasileiras contemporâneas: o lugar dos meios de comunicação e dos discursos sobre eles, a necessidade de refletir sobre a formação do pensamento intelectual brasileiro, a culpabilização das classes populares pelas tragédias nacionais e a consequente absolvição das elites.

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Título Eu Vi um Brasil na TV
Subtítulo Televisão e cultura em perspectivas antropológicas
Autor(es) Nara Magalhães
Editora/Selo Editora UFSM
Assunto Principal Sociologia, Sociologia da comunicação, televisão, cultura, antropologia, etnografia, Brasil
Assunto Secundário Não
Origem do Livro (Nacional/Importado) Nacional
Coleção Não
Número de Páginas 184 Pág.
Número da Edição
Ano da Edição 2008
ISBN 9788573911121
Código de Barras 9788573911121
Faixa Etária Graduação, pós graduação e outros.
Idioma Português
Número do Volume ou Tomo Único
Classificação Fiscal (ncm) 49019900

Introdução

 

 

PARTE I – Os dados etnográficos

 

Capítulo 1 – Um Estilo de Ver TV

Assistindo à TV juntos

As categorias locais

 

Capítulo 2 – Imagens cruzadas

O ver TV como uma prática coletiva

Homens e mulheres diante da TV

Imagens sobre o poder da televisão: “eles” mostram o

que querem

Imagens de si e do outro

 

 

PARTE II – Dialogando com as teorias

 

Capítulo 1 – Os estudos de recepção, possibilidades e dilemas

O estatuto de sujeito do receptor das mensagens

 

Capítulo 2 – Interpretações de Brasil e cultura(s), antes e depois da TV

Final séc. XIX: um Brasil “começando” a ser brasileiro, cultura está por vir

Anos 1930: um Brasil que se moderniza, mas não é moderno – cultura peculiar ou inautêntica?

Anos 1950,1960,1970... um Brasil nacional, mas sem cultura:

Um Brasil dependente e sem cultura, com um nacional“legítimo” a construir: Num Brasil abafado, a cultura é letrada, e a televisão é instaurada

Um Brasil efervescente nos anos 1980, e um hiato na discussão cultural

 

À guisa de conclusão: propostas para debater  televisão e cultura hoje

 

Referências bibliográficas

 

Anexo