Seja bem-vindo à Editora UFSM!

Trabalho, Arte e Educação

O livro entrelaça problemáticas relativas a trabalho, arte e educação a partir do enfoque da teoria crítica, enraizada na dimensão sócio-histórica.
Livro Impresso
R$24,50

R$35,00

R$24,50

Descrição
As problemáticas são examinadas pela autora e consideradas materiais fundantes da formação humana. Com esse olhar, o trabalho, a arte e a educação completam-se e revelam-se como a possibilidade de reorganização da ação docente em arte.Esse estudo discute e defende a relevância do ensino da arte enquanto componente curricular e em curso de formação de professores em arte. A preocupação da autora em desvendar as origens e concepções da arte, do trabalho e da educação através de um vasto aporte teórico faz deste livro um percurso obrigatório para os que pesquisam as questões do ensino da arte e da educação tanto na escola como fora dela.
Informação Adicional
Título Trabalho, Arte e Educação
Subtítulo formação humana e prática pedagógica
Autor(es) Ana Luiza Rushel Nunes
Editora/Selo Editora UFSM
Assunto Principal Arte e educação, arte e trabalho, artes plásticas, artes plásticas - ensino
Assunto Secundário Não
Origem do Livro Nacional
Coleção Não
Número de Páginas 272 Pág.
Número da Edição
Ano da Edição 2004
ISBN 8573910437
Código de Barras 9788573910438
Faixa Etária Graduação, Pós-Graduação e outros.
Idioma Português
Número do Volume ou Tomo Único
Classificação Fiscal (NCM) 49019900
Sumário

Prefácio

Introdução

1. Origens entre trabalho, arte e educação

1.1 Encontrando os vínculos e origens

1.1.1 O Primitivismo: do trabalho à arte

1.1.2 O Mundo Antigo: a produção artística não pela estética, mas pelo ideal de homem

1.1.3 Idade Média: escola, produção/instrução artística teológica

1.1.4 Transição do feudalismo para o capitalismo: da produção artística teológica à arte racional antropocêntrica

1.1.5 Modo de produção capitalista, arte e educação: a produção/formação artística para o mercado

2. Repensando os vínculos entre trabalho, arte e educação: o pensamento dos professores de artes plásticas do ensino superior brasileiro

2.1 Arte e trabalho: uma questão de ensino ou formação humana?

2.2 A arte educativa ou arte educativa enquanto arte?

2.3 Arte – tecnologia – trabalho e educação

3. Revendo os vínculos da tríade: considerações finais

Referências Bibliográficas

Anexos

 

Carregando...