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Formação de conceitos em crianças com necessidades educacionais especiais

Contribuições da Teoria Histórico-Cultural

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Disponível: Em estoque

R$31,00

Descrição Rápida

O livro aborda o processo de formação de conceitos científicos em crianças com necessidades educacionais especiais na 1ª série do Ensino Fundamental de uma escola inclusiva.

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Detalhes

A obra ancorou-se nos postulados da Psicologia Sócio-Histórica, de Vygotsky, Luria e Leontiev. Esses autores encerram um alinhamento teórico em relação ao desenvolvimento das funções psicológicas superiores “avançadas” – com relevo aos conceitos científicos – como um processo que pressupõe constantes interações com signos e ferramentas culturais em situações específicas, como, por exemplo, o espaço escolar. Partindo desse ideário, precursor nos processos de inclusão, a implementação da pesquisa ocorreu em uma escola de Educação Básica de Santa Maria/RS, em duas primeiras séries do Ensino Fundamental, junto a três crianças consideradas com necessidades educacionais especiais, cujas idades eram de oito a onze anos. A apreciação das informações arroladas foi qualitativa, através de três estudos de caso. Os resultados estabeleceram diversas etapas formativas do processo de formação conceitual, caracterizadas pela transitividade, relatividade, apropriação dinâmica e conscientização em termos de generalização conceitual. As conclusões confirmam ser a escolarização um grande propulsor na formação das funções psicológicas superiores, particularmente no que se refere aos conceitos científicos. E, ainda, ratificam a hipótese da escola comum como locus relevante, onde se evidenciam muitos dos construtos intelectuais necessários à interação cultural por parte de crianças consideradas com necessidades educacionais especiais.

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Título Formação de conceitos em crianças com necessidades educacionais especiais
Subtítulo Contribuições da Teoria Histórico-Cultural
Autor(es) Fabiane Adela Tonetto Costas
Editora/Selo Editora UFSM
Assunto Principal Educação, ensino, educação especial, crianças
Assunto Secundário Não
Origem do Livro (Nacional/Importado) Nacional
Coleção Não
Número de Páginas 200 Pág.
Número da Edição
Ano da Edição 2012
ISBN 9788573911725
Código de Barras 9788573911725
Faixa Etária Graduação, pós graduação e outros.
Idioma Português
Número do Volume ou Tomo 1
Classificação Fiscal (ncm) 49019900

Introdução

 

1 Conceitualizando a psicologia de Vygotsky

1.1 Zona de desenvolvimento proximal: a reconstrução dos conceitos de aprendizagem e desenvolvimento

1.2 Os antecessores na construção de conceitos: pensamento e linguagem

1.3 A formação de conceitos na perspectiva de Vygotsky

1.4 Conceitos cotidianos e conceitos científicos

1.5 O papel da coletividade no processo de construção conceitual

 

2 O percurso investigativo: onde o método se faz processo e produto

2.1 O mapeamento conceitual qualitativo

 

3 Educação, escola, educação-escolaridade: as nuances de um espaço sociocultural

3.1. Visualizando uma escola que propõe a inclusão

3.2 Descrevendo a escola e as turmas da 1ª série

 

4 (Re)conceitualizando os sujeitos da investigação

4.1 Quem é Iu?

4.2 Quem é Al?

4.3 Quem é Cr?

 

5 O processo epistêmico: o mapeamento da formação conceitual

5.1 Aspectos transitivos entre e cotidiano e o científico: alguns apontamentos

5.2 Desprendimento relativo das configurações concretas do objeto conceitual

5.3 Aapropriação dinâmica das semelhanças e diferenças entre conceitos

5.4 Conscientização e generalização conceitual: um estado em formação

 

6 Uma síntese transitória

7 Referências bibliográficas