1) Qual é a sua formação acadêmica?
R: Possuo Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutorado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente, professora orientadora no Programa de Mestrado em EF da Universidade Federal de Santa Maria e professora de 3° Grau desta mesma Universidade. Tenho experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, epistemologia e formação. É coordenadora da Linha de Estudos Epistemológicos e Didáticos em EF- LEEDEF. 

2) Qual é a proposta do livro Conhecimento em Educação Física - No Movimento das Mudanças no Mundo do Trabalho?
R: Organizado sete capítulos, escritos por autores da área da Educação e da Educação Física, a obra apresenta um melhor entendimento da relação estabelecida entre o mundo do trabalho e a organização do trabalho pedagógico desenvolvido na escola, em especial, no que se refere a área de conhecimento da Educação Física. A temática proposta justifica-se pelo fato de entendermos que a prática pedagógica da Educação Física, no seu processo de trato com o conhecimento, incluiu o contexto que se apresenta para além do pátio da escola. Diante das mudanças que ocorrem no mundo do trabalho, entendemos que a área da Educação Física deve considerar tais mudanças enquanto aspectos sociais que refletem diretamente na organização do trabalho pedagógico da escola, e, consequentemente, na prática pedagógica do professor de Educação Física.

3) O livro destina-se a qual público?
R: Destina-se a professores na área da Educação e educação Física tanto do ensino básico como do ensino superior. Pesquisadores da área da Educação e da Educação Física. Os artigos que se apresentam em forma de capítulos trazem conhecimentos que articulam a pratica pedagógica desenvolvida na escola com o conhecimento elaborado a partir de estudos científicos tratados no âmbito acadêmico, portanto, atende a diferentes âmbitos da área da educação e Educação Física..
4) Quando, como e por que surgiu a ideia de escrever Conhecimento em Educação Física - No Movimento das Mudanças no Mundo do Trabalho?
A ideia surgiu em meados de 2010 quando a LEEDEF (Linha de estudos epistemológicos e didáticos em EF) em que sou coordenadora realizou no CEFD um seminário que tratou deste tema. A partir dai, então, amadurecemos a ideia e em contato com alguns autores fomos materializando a proposta. E o maior estímulo foi a necessidade que se faz presente, na área da Educação Física, em discutir o tema e de se apresentar a comunidade da área, elementos teóricos e didáticos para subsidiar essa discussão.

4) Como você vê o mercado editorial brasileiro na área de Conhecimento em Educação Física - No Movimento das Mudanças no Mundo do Trabalho?
R: Vejo positivamente, uma vez que estudar, hoje, questões sobre o mundo do trabalho, avança no sentido de entendermos as contradições que se apresentam neste Campo de estudo. De um lado, vemos avançar estudos que afirmam que estamos em uma sociedade da informação e que nesta a centralidade não é mais o trabalho e de outro, vemos avançar estudos que defendem que a centralidade é o trabalho. É neste último grupo que a nossa produção se localiza, pois entendemos que através da categoria trabalho, podemos entender as contradições que hoje vive o campo educacional. A partir das mediações entre o geral (mundo do trabalho) e o particular (organização do trabalho pedagógico), através do singular (área de conhecimento da educação e Educação Física), as discussões aqui presentes tornam-se fundamentais para entendermos o atual momento histórico e dessa forma, qualificarmos a prática pedagógica na escola.

5) Tem planos para publicar novos livros no futuro?
R: Sim. Já está em processo, pela editora UNIJUI a publicação de um livro sobre esporte escolar, em que tenho um capítulo que discute em específico o esporte escolar e o mundo do trabalho.

6) O que a senhora acha que a obra tem de diferente em relação a livros que tenham a mesma temática?
R: Na temática sobre o mundo do trabalho, o que ele trás de diferente é a relação com uma área específica de conhecimento, no caso a Educação Física, trazendo elementos para que se possa entender certas mudanças na área, como por exemplo, mudança na formação (divisão da formação em bacharelado e licenciatura). Qual a relação desta mudança com as mudanças no mundo do trabalho? Quais as mediações que se estabelecem entre a educação, a escola e a Educação Física a partir das mudanças no mundo do trabalho? Quais conhecimentos são necessários serem trabalhados na escola, a fim de manter uma relação com a realidade no mundo do trabalho? Enfim, trata a área da educação Física para além de um conhecimento técnico.