• Imagem Carrinho Vazio Seu Carrinho Está Vazio

  • Botão Fan Page Facebook

O movimento criativo e pedagógico de Frida Kahlo

Versão Impressa

Disponível: Em estoque

R$60,00

Descrição Rápida

As relações entre corpo, experiência e imagem na gênese do trabalho de Frida Kahlo.

Mais Imagens

Detalhes

Em Frida Kahlo, as relações entre a criação artística e a vida, ou seja, entre o processo criativo e a experiência corporal, são intercambiáveis, traduzidas uma na outra, são sistemas de um mesmo processo. Nessa relação íntima entre o gesto criador e o grito de dor do corpo, as imagens de dentro e as de fora traduzem sua criadora, como se suas experiências tomassem conta de suas imagens, ou suas imagens tomassem conta de suas experiências, tanto no sentido de cuidado como de apoderamento. Imagem da existência da criadora, nós de significações, eixo, centro e mestre do espaço, receptáculo de toda a visibilidade é o corpo nos processos criativos de Frida Kahlo. Poeticamente, partido, ironicamente, nu, vestido, metaforicamente, lastimado, ironicamente, como possibilidade, fantasia, ficção ou realidade, o corpo é, na obra de Frida Kahlo, uma fonte inesgotável a jorrar imagens.

Tags do Produto

Use espaços para separar as tags. E aspas simples (') para frases.

Título O movimento criativo e pedagógico de Frida Kahlo
Subtítulo Não
Autor(es) Odailso Berté
Editora/Selo Editora UFSM
Assunto Principal O movimento criativo e pedagógico de Frida Kahlo
Assunto Secundário Não
Origem do Livro (Nacional/Importado) Nacional
Coleção Não
Número de Páginas 384 págs.
Número da Edição 1
Ano da Edição 2018
ISBN 9788573913132
Código de Barras 9788573913132
Faixa Etária Não
Idioma Português
Número do Volume ou Tomo Não
Classificação Fiscal (ncm) 49019900
SUMÁRIO
 
PREFÁCIO
 
APRESENTAÇÃO – MOVIMIENTO AL DANZAR
 
A FRIDOMANIA POP
Frida Kahlo, uma imagem popularizada
Polissemias interpretativas
O lugar do processo criativo na contemporaneidade
Frida Kahlo, uma artista contempop?
 
A CULTURA VISUAL DE FRIDA KAHLO
As heranças socioculturais de Frida
Dos "ismos" artísticos às elaborações próprias
Desbravando a cultura da "Gringolândia"
Refuncionalizando a picardia (do) popular
A Casa Azul de Coyoacán
 
O PROCESSO CRIATIVO DE FRIDA KAHLO
Narrativas da criadora sobre seu fazer criador
Processo criativo como (trans)formação humana e artística
Uma, duas, três e mais Fridas
A saga para jogar Dorothy do 18º andar
Entender a linha, a forma, a sombra, o movimento
 
O USO DE IMAGENS NO PROCESSO CRIATIVO
Meu vestido pendurado aqui, aí, ali, acolá
Pensando, usando e dando a ver imagens
Imagens fotográficas
Imagens dos ex-votos
Imagens sacras e da morte
Imagens políticas
Imagens pré-hispânicas
Imagens da fauna e flora
Imagens da Loteria Mexicana
A performatividade da imagem e o uso performativo da imagem
 
O CORPO (SE) CRIA COM IMAGENS
Corpo e imagem: uma dança interativa contínua
O movimento (pro)criador
Corpo partido: pés, coluna e coração
Porque o seu corpo é do mundo
Autoimagens para se ver e ser vista
No vestir o corpo se (re)cria: as aparências enganam
Veada, pintora, poeta
 
O PROCESSO PEDAGÓGICO DE FRIDA KAHLO
O brilho da Esmeralda
Não os corrigirei, vocês reconhecerão suas falhas
Ir ao encontro da vida para pintá-la
Pintar se aprende praticando e ainda sigo aprendendo
La Rosita: uma forma surreal de pedagogia cultural
La Rosita 2.0: recriando imagens da cultura pop mexicana dos anos 50
Imagens de gênero nas paredes da Casa da Mãe Solteira 
Para que o povo veja quem e como nos exploram
Quando imagens reinventadas assombram
Amaram-na e foram amados por ela
A (est)ética do movimento criativo e pedagógico de Frida Kahlo
 
DANZA LA VIDA
 
REFERÊNCIAS