• Imagem Carrinho Vazio Seu Carrinho Está Vazio

  • Botão Fan Page Facebook

O que precisamos saber sobre a aprendizagem da leitura

Contribuições interdisciplinares

Versão Impressa

Disponível: Em estoque

R$38,00

Descrição Rápida

O gosto da leitura é despertado, é estimulado, é motivado. Por isso é importante que pais e professores (com)partilhem o gosto pela atividade de ler com os filhos e alunos. O desinteresse demonstrado pela leitura entre os jovens pode ter origem no descaso por ela evidenciado entre os mais velhos, pela pouca valia que atribuem no seu dia a dia.

Mais Imagens

Detalhes

O gosto da leitura é despertado, é estimulado, é motivado. Por isso é importante que pais e professores (com)partilhem o gosto pela atividade de ler com os filhos e alunos. O desinteresse demonstrado pela leitura entre os jovens pode ter origem no descaso por ela evidenciado entre os mais velhos, pela pouca valia que atribuem no seu dia a dia. Assim, sem dúvida, os resultados obtidos pelos jovens leitores brasileiros em testes oficiais são alarmantes. Mas, talvez, o que esteja faltando seja assumir um compromisso de modificar a situação reinante, bem como um esforço conjunto, direcionado no sentido de tornar a leitura uma prática cotidiana na vida de crianças e jovens, de parte de pais e professores.
De acordo com o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA, 2012), (OCDE, 2014), que avaliou o desempenho em leitura em 65 países, metade dos estudantes brasileiros com idade de 15 anos situa-se no nível 2, em uma escala de 1 a 6. Por outro lado, apenas 0,5% dos estudantes encontra-se nos níveis 5 ou 6 e está apto a localizar e organizar informações entranhadas no texto, interpretar e refletir sobre os pontos que exigem compreensão detalhada.
Por que o Brasil exibe resultados tão pífios? Como pais e professores podem contribuir para que seus filhos e alunos se apropriem da leitura a fim de utilizá-la como ferramenta para novas aprendizagens? Foi com o objetivo de construir pontes, estabelecer contato mais próximo e criar maior cumplicidade entre pais, professores e pesquisadores que este livro foi concebido.

Tags do Produto

Use espaços para separar as tags. E aspas simples (') para frases.

Título O que precisamos saber sobre a aprendizagem da leitura
Subtítulo Contribuições interdisciplinares
Autor(es) Onici Claro Flôres, Rosângela Gabriel (Orgs.)
Editora/Selo Editora UFSM
Assunto Principal Educação, leitura, aprendizagem
Assunto Secundário Não
Origem do Livro (Nacional/Importado) Nacional
Coleção Não
Número de Páginas 208 Pág.
Número da Edição
Ano da Edição 2017
ISBN 9788573912845
Código de Barras 9788573912845
Faixa Etária Pais, professores e pesquisadores em educação.
Idioma Português
Número do Volume ou Tomo Único
Classificação Fiscal (ncm) 49019900

Sumário

Sobre os Autores

Apresentação

Capítulo 1

Conversa com pais e professores sobre leitura

Leonor Scliar-Cabral

Capítulo 2

A leitura compartilhada na família e na escola

Rosângela Gabriel
José Morais

Capítulo 3

Visão em túnel: um obstáculo para a compreensão leitora

Naura Letícia Nascimento Coelho

Capítulo 4

Simetria cerebral e aprendizado da leitura

Daiane Lopes

Capítulo 5

Será que ensinar a ler e a escrever ficou mais fácil hoje em dia?
Onici Claro Flôres

Capítulo 6

Multimodalidade textual e formação do hiperleitor

Ana Cláudia Munari Domingos

Ana Paula Klauck

Paula Mastroberti

Capítulo 7

Ler literatura também é ler imagem?

Flávia Brocchetto Ramos
Marília Forgearini Nunes

Capítulo 8

Leitura: o papel do professor no ensino de alunos disléxicos

Maria Isabel Lopes

Capítulo 9

E o livro que estava lá, pinóquio?

Vera Wannmacher Pereira

 

Capítulo 10

Em leitura, nem sempre 2+2=4

Débora Borsatti

Capítulo 11

Educação para a leitura: o que as avaliações internacionais nos ensinam?

Katiele Naiara Hirsch
Rosângela Gabriel

Capítulo 12

Para seu filho ler: a relação entre conhecimento linguístico e extralinguístico na redação de notícias em zero hora