• Imagem Carrinho Vazio Seu Carrinho Está Vazio

  • Botão Fan Page Facebook

Pedagogia Universitária

tecendo redes sobre a Educação Superior

Versão Impressa

Disponível: Em estoque

R$35,00

Descrição Rápida

A busca pela consolidação da Rede Sul Brasileira de Investigadores em Educação Superior (RIES), mediante a participação no PRONEX - CNPq/FAPERGS – representados por quatro universidades gaúchas – PUCRS, UFRGS, UNISINOS e UFSM –, trazem, para o cenário nacional, resultados de pesquisas e estudos, enfocando temas referentes à Pedagogia Universitária e ao Desenvolvimento Profissional no contexto da interdisciplinaridade, demarcando os diversos domínios do conhecimento.

Mais Imagens

Detalhes

Objetivando contribuir para a construção do conhecimento sobre a Educação Superior, considerando-se o compromisso social, a RIES congrega professores-investigadores implicados com esse nível de formação, expandindo suas ações, permitindo o acesso irrestrito aos protagonistas e cenários onde se desenvolvem as práticas educativas, favorecendo a interatividade e a interinstitucionalidade cooperativa.

Tags do Produto

Use espaços para separar as tags. E aspas simples (') para frases.

Título Pedagogia Universitária
Subtítulo tecendo redes sobre a Educação Superior
Autor(es) Silvia Maria de Aguiar Isaia, Doris Pires Vargas Bolzan, Adriana Moreira da Rocha Maciel (Org,)
Editora/Selo Editora UFSM
Assunto Principal Educação, ensino superior, pedagogia, docência, formação de professores
Assunto Secundário Não
Origem do Livro (Nacional/Importado) Nacional
Coleção Não
Número de Páginas 244 Pág.
Número da Edição
Ano da Edição 2009
ISBN 9788573911251
Código de Barras 9788573911251
Faixa Etária Graduação, pós graduação e outros
Idioma Nacional
Número do Volume ou Tomo Único
Classificação Fiscal (ncm) 49019900

 

Sobre os Autores

Apresentação

 

Parte I – Universidade e docência: Cenários, Reflexões e Inovações

Capítulo 1

Repensando a universidade brasileira a partir das humanidades: (re)encontrando a essência formadora

Ricardo Rossato

Capítulo 2

Avaliação educativa: produção de sentidos com valor de formação no Brasil

José Dias Sobrinho

Capítulo 3

Docência e internacionalização da educação superior

Marília Costa Morosini

Capítulo 4

O processo formativo do professor no ensino superior: em busca de uma ambiência (trans)formativa

Adriana Moreira da Rocha Maciel

Capítulo 5

Inovações pedagógicas e saberes docentes: experiências de investigações e formação que aproximam Argentina e Brasil

Elisa Lucarelli e Maria Isabel Cunha

 

Parte II – Formação e desenvolvimento profissional docente: olhares sobre o in-visível

Capítulo 6

Na tessitura da trajetória pessoal e profissional: a constituição do professor do ensino superior

Silvia Maria de Aguiar Isaia

Capítulo 7

Em que espelhos andamos nos projetando? Entre representações e saberes – o professor universitário

Valeska Fortes de Oliveira

Capítulo 8

Ação educativa e referências teórico-metodológicas

Marlene Grillo

Capítulo 9

Formação permanente e conhecimento pedagógico compartilhado: possibilidades na docência universitária

Doris Pires Vargas Bolzan

Capítulo 10

Desenvolvimento e realização do profissional docente: a saúde emocional no processo autoeducativo

Adriana Moreira da Rocha Maciel

Capítulo 11

Construção da profissão docente: possibilidades e desafios para a formação

Silvia Maria de Aguiar Isaia e Doris Pires Vargas Bolzan

 

Parte III – Discussões e reflexões sobre práticas pedagógicas na educação superior

Capítulo 12

Desafios atuais da teoria e prática na docência universitária

Léa das Graças Camargo Anastasiou

Capítulo 13

Cidadania e práticas pedagógicas: reinvenções possíveis?

Cleoni Maria Barboza Fernandez e Maria Elly Genro

Capítulo 14

Formação docente e o enfoque problematizador: relato de uma experiência de educação em saúde

Nildo A. Batista, Otilia B. Seiffert e Sylvia Helena Batista

Capítulo 15

Engenharia de software e investigação-ação escolar: gerenciando equipes multidisciplinares para construção de ambientes para educação mediada por tecnologia

Felipe Martins Müller

Ensino jurídico e formação docente

Maria Cecília Lorea Leite