• Imagem Carrinho Vazio Seu Carrinho Está Vazio

  • Botão Fan Page Facebook

Ser aluna e ser professora

um olhar sobre os ciclos de vida pessoal e profissional

Versão Impressa

Disponível: Em estoque

R$40,00

Descrição Rápida

Por meio da reflexão sobre as próprias histórias de vida e de profissionalização, a autora pretende provocar mudanças nas significações instituídas, construídas socialmente a respeito da Educação, da escola, da prática profissional, do ser professor.

Mais Imagens

Detalhes

No sensível e complexo campo da Educação, é fundamental pesquisar o que ocorre no interior das instituições educativas e formativas, buscando uma aproximação, via memória docente, dos processos formativos vivenciados ao longo do ciclo de vida pessoal e profissional dos professores do Ensino Fundamental e dos alunos em processo formativo no curso de licenciatura em Pedagogia.

Tags do Produto

Use espaços para separar as tags. E aspas simples (') para frases.

Título Ser aluna e ser professora
Subtítulo um olhar sobre os ciclos de vida pessoal e profissional
Autor(es) Helenise Sangoi Antunes
Editora/Selo Editora UFSM
Assunto Principal Educação, ensino, formação de professores, formação profissional, ciclo de vida
Assunto Secundário Não
Origem do Livro (Nacional/Importado) Nacional
Coleção Não
Número de Páginas 264 Pág.
Número da Edição
Ano da Edição 2011
ISBN 9788573911473
Código de Barras 9788573911473
Faixa Etária Graduação, pós graduação e outros.
Idioma Português
Número do Volume ou Tomo Único
Classificação Fiscal (ncm) 49019900
SUMÁRIO
 

Introdução

 

1 A formação de professores e trajetória profissional a partir da memória docente

1.1 Perspectivas na formação docente

1.2 Ciclo de vida pessoal e profissional: a relação existente entre escolha profissional e os processos de formação

 

2 Imaginário social: significações construídas ao

longo dos ciclos de vida pessoal e profissional

 

3 Memória docente: os caminhos percorridos e construídos

 

4 Aproximações possíveis das significações imaginárias instituídas e instituintes

4.1 Lembranças da escola: medo/alegria

4.1.1 O instituído e o instituinte nas lembranças da escolarização

4.1.2 As alunas

4.1.3 As professoras

4.2 Escolha profissional: vocação/profissionalização

4.2.1 Da “vocação à profissionalização”: a trajetória das mulheres professoras

4.2.2 As alunas

4.2.3 As professoras

4.3 Processos de formação: prática/teoria & prática

4.3.1 As alunas

4.3.2 As professoras

4.4 A prática docente: desencanto/encanto com a profissão

4.4.1 As alunas

4.4.2 As professoras

4.5 Ciclo de vida pessoal e profissional: heteronomia e autonomia

4.5.1 As alunas

4.5.2 As professoras

 

5 Algumas reflexões finais

 

Referências bibliográfica