Título | A Formação do Professor e o Ensino das Artes Visuais |
---|---|
Subtítulo | Não |
Autor(es) | Marilda Oliveira de Oliveira e Fernando Hernández (orgs.) |
Editora/Selo | Editora UFSM |
Assunto Principal | Arte, artes visuais, educação, ensino, formação de professores |
Assunto Secundário | Não |
Origem do Livro | Nacional |
Coleção | Não |
Número de Páginas | 296 Pág. |
Acabamento | N/A |
Número da Edição | 2ª |
Ano da Edição | 2015 |
ISBN (SKU) | 9788573912333 |
Código de Barras | 9788573912333 |
Faixa Etária | Graduação, pós graduação e outros. |
Idioma | Português |
Número do Volume ou Tomo | Único |
Classificação Fiscal (NCM) | 49019900 |
Comprar na Apple | Não |
Comprar no Scribd | N/A |
Prólogo da 1ª edição
Prólogo da 2ª edição
1. A construção da subjetividade docente como base para uma proposta de formação inicial de professores de Artes Visuais
Fernando Hernández
2. A formação do professor de Artes Visuais em uma perspectiva internacional: implicações para o ensino de arte no Brasil
Ivone Mendes Richter
3. Diário de aula: disparador de problematizações e de possibilidades para pensar a formação de professores de artes visuais
Vivien Kelling Cardonetti e Marilda Oliveira de Oliveira
4. Perguntas que conversam sobre educação visual e currículo
Irene Tourinho
5. Deslocamentos perceptivos e conceituais da cultura visual: implicações para a formação de professores
Raimundo Martins
6. Tessituras sobre Arte e Arte Educação, ou: sobre deambulações no ensino de arte
Jociele Lampert
7. Para uma formação de professores baseada no cosmopolitismo: currículo derivativo e possibilidades de exploração indireta da subjetividade
Laura Trafí-Prats
8. A pedagogia das artes e a formação de professores na Colômbia: uma aproximação da licenciatura em artes visuais da Universidad Pedagógica Nacional
Julia Margarita Barco Rodríguez e Mónica Marcell Romero Sánchez
9. Situação e desafios da formação de professores de artes na Espanha
Imanol Aguirre
10. Olhares de Educador: o desafio de ensinar a ensinar artes visuais a crianças pequenas. Reflexões, descobertas, dúvidas e contributos nos umbrais da reforma
Patricia Berdichevsky
11. Aprendendo com a orientação de relatórios de estágio na formação de professores de artes visuais - Entre um ecoespaço digital e a edificação de um eu profissional mediado pela escrita
Leonardo Charréu
12. No preâmbulo de experimentar uma formação sem órgãos: anotações sobre preencher potências e inventar outras educações possíveis
Cristian Poletti Mossi
13. O desenho de criação como dispositivo para a formação em artes visuais: estratégias pedagógicas para construir-se como investigador no campo da arte e da educação
Lutiere Dalla Valle
14. Olhares sobre formação de professores e individuação (ou sobre a vontade de vazar as formas)
Alice Copetti Dalmaso
Sobre os autores