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Apresentação

A Editora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) foi criada em outubro de 1981 e, ao longo de sua existência, passou por algumas mudanças provindas das diferentes gestões e dos avanços tecnológicos. Este processo de reorganização se deu por meio da criação de instrumentos essenciais para o funcionamento das atividades de uma Editora, como, por exemplo, um Regimento Interno, um Conselho Editorial e uma Política Editorial. O Regimento Interno foi aprovado pelo Conselho Universitário, em 1994, possibilitando a criação do Conselho Editorial.

A Editora da UFSM tem por finalidade implantar e executar a política editorial da Instituição. Sendo assim, cabe à Editora incentivar a produção científica da UFSM e da sua região de influência; editar, coeditar e divulgar os trabalhos que interessem às atividades de ensino, pesquisa e extensão nos diversos campos do conhecimento; promover o intercâmbio bibliográfico com outras unidades, bibliotecas e entidades similares; manter postos de venda permanentes e ocasionais, com a finalidade de facilitar à comunidade acadêmica e aos demais interessados o acesso ao material publicado. Portanto, cabe à Editora desenvolver esforços com vistas à edição e divulgação de trabalhos que interessem ao exercício das atividades de ensino, pesquisa e extensão nos diversos campos do conhecimento ou que sejam relevantes ao progresso socioeconômico e cultural das comunidades regionais e mesmo do país.