Seja bem-vindo à Editora UFSM!

Análise de discurso em perspectiva

O livro reúne, em cinco partes, textos e reflexões desenvolvidos por especialistas em Análise de Discurso de todo o Brasil e representantes de diferentes instituições brasileiras em torno do tema "Dispositivo teórico e analítico, filiações, desdobramentos e perspectivas". As reflexões foram desenvolvidas durante o I Seminário Interinstitucional de Análise de Discurso, evento que homenageou a professora Eni P. Orlandi, ocorrido nos dias 30 de junho e 1º de julho de 2011, na Unicamp. 

Ebook
R$31,50
R$31,50
Descrição

Os textos aqui reunidos trazem para o debate o modo como a Análise de Discurso vem se desenvolvendo no Brasil, no que diz respeito ao sem campo teórico/analítico, através de filiações (teóricas, políticas e ideológicas), mas também aponta para os desdobramentos e perspectivas dessa disciplina.

Este livro subdivide-se em cinco partes.

A PARTE I, Ciência, política e tecnologia, aborda três noções que são constitutivas do fazer do analista de discurso da atualidade, compreendidas em seu funcionamento.

A PARTE II, A urbanidade em diferentes materialidades discursivas, propõe-se à abordagem da cidade como um espaço que (se) significa.

A PARTE III, A produção de sentidos no ensino, aborda o que está institucionalizado e o que não está, pois não há como levantar questões acerca do discurso, da história e da produção de sentidos sem levar em conta os diferentes modos de ensinar uma língua (ao mesmo tempo fluida e imaginária) ao falante.

A PARTE IV, O sujeito no e do discurso, discute a noção de sujeito enquanto fundamental para a Análise de Discurso, uma vez que considera o sujeito sócio-histórico como uma posição no mundo em relação a diferentes formações discursivas. Coloca-se, então, em discussão a "teoria discursiva do sujeito" e seus desdobramentos, formulados por Eni P. Orlandi, a partir dos dois movimentos do processo de constituição do sujeito, o da interpelação e o da individualização, buscando seus desdobramentos em outros trabalhos da área.

A PARTE V, A formação da nação e as diferentes formas de institucionalização do saber, traça uma reflexão sobre a língua e a produção do conhecimento, perpassando questões que vão da colonização à descolonização linguística; bem como uma compreensão de língua como um sistema passível de jogo, de equívoco, aberto, fluido, sujeito a falhas, remetendo à língua em funcionamento no mundo e se construindo no cruzamento da constituição do dizer, a partir da sua memória, da sua formulação e da sua circulação.

Cristiane Dias e Verli Petri tiveram sua formação inicial, em épocas diferentes, no Curso de Graduação em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Francesa e respectivas literaturas, na Universidade Federal de Santa Maria, bem como realizaram o Mestrado em Estudos Linguísticos, na mesma instituição. Em 2004, ambas concluíram o doutorado, Cristiane Dias, pela Universidade Estadual de Campinas, e Verli Petri, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Cristiane Dias é pesquisadora do Laboratório de Estudos Urbanos/Unicamp desde 2004; e Verli Petri é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria desde 2006. O interesse comum das autoras é a Análise de Discurso de Linha Francesa, fio condutor de seus trabalhos nas últimas duas décadas. Atualmente, atuam como professoras e pesquisadoras, orientando pesquisas na graduação e na pós-graduação, publicando artigos em periódicos da área e capítulos de livros. Dentre suas produções destaca-se especialmente a obra Um outro olhar sobre o dicionário: a produção dos sentidos (2010), de Verli Petri (DLV/UFSM), pela Editora PPGL/UFSM; e a obra Sujeito, sociedade e tecnologia: a discursividade da rede (de sentidos) (2012), de Cristiane Dias (Labeurb/Unicamp), pela Editora Hucitec.

Informação Adicional
Título Análise de discurso em perspectiva
Subtítulo teoria, método e análise
Autor(es) Verli Petri e Cristiane Dias (org.)
Editora/Selo Editora UFSM
Assunto Principal Análise do discurso, Linguística, Linguagem
Assunto Secundário Não
Origem do Livro Não
Coleção Não
Número de Páginas Não
Número da Edição 1
Ano da Edição 2013
ISBN 9786557160350
Código de Barras 9786557160350
Faixa Etária Não
Idioma Português
Número do Volume ou Tomo Único
Classificação Fiscal (NCM) 49019900
Sumário

Carregando...

Sua privacidade

Nós respeitamos muito sua privacidade. O site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para oferecer conteúdos e ofertas personalizadas para você. Você pode entender melhor como nós utilizamos cookies em nossa política de privacidade.