Seja bem-vindo à Editora UFSM!

A Formação do Professor e o Ensino das Artes Visuais

Este livro conta com artigos de vários autores de representação no cenário nacional e internacional. Profissionais que trabalham com Educação e Arte e que se propuseram a discutir a formação do professor na atualidade. São artigos ricos em experiências, que completam as particularidades de cada estado, país ou região.
Livro Impresso
R$50,00
R$50,00
Ebook
R$35,00
R$35,00
Descrição
As temáticas que balizam os textos sobre formação de professores encontrados nesse livro são as mais variadas: construção da subjetividade docente, perspectiva internacional da docência em artes visuais, diário de aula, currículo, deslocamentos perceptivos e conceituais da cultura visual, estágio supervisionado em artes visuais, cosmopolitismo, relatórios de estágio em artes visuais, desenho de criação como dispositivo para pensar a formação e docência em artes visuais a partir das filosofias da diferença.
Informação Adicional
Título A Formação do Professor e o Ensino das Artes Visuais
Subtítulo Não
Autor(es) Marilda Oliveira de Oliveira e Fernando Hernández (orgs.)
Editora/Selo Editora UFSM
Assunto Principal Arte, artes visuais, educação, ensino, formação de professores
Assunto Secundário Não
Origem do Livro Nacional
Coleção Não
Número de Páginas 296 Pág.
Número da Edição
Ano da Edição 2015
ISBN (SKU) 9788573912333
Código de Barras 9788573912333
Faixa Etária Graduação, pós graduação e outros.
Idioma Português
Número do Volume ou Tomo Único
Classificação Fiscal (NCM) 49019900
Sumário

Prólogo da 1ª edição

Prólogo da 2ª edição

1. A construção da subjetividade docente como base para uma proposta de formação inicial de professores de Artes Visuais
Fernando Hernández

2. A formação do professor de Artes Visuais em uma perspectiva internacional: implicações para o ensino de arte no Brasil
Ivone Mendes Richter

3. Diário de aula: disparador de problematizações e de possibilidades para pensar a formação de professores de artes visuais
Vivien Kelling Cardonetti e Marilda Oliveira de Oliveira

4. Perguntas que conversam sobre educação visual e currículo
Irene Tourinho

5. Deslocamentos perceptivos e conceituais da cultura visual: implicações para a formação de professores
Raimundo Martins

6. Tessituras sobre Arte e Arte Educação, ou: sobre deambulações no ensino de arte
Jociele Lampert

7. Para uma formação de professores baseada no cosmopolitismo: currículo derivativo e possibilidades de exploração indireta da subjetividade
Laura Trafí-Prats

8. A pedagogia das artes e a formação de professores na Colômbia: uma aproximação da licenciatura em artes visuais da Universidad Pedagógica Nacional
Julia Margarita Barco Rodríguez e Mónica Marcell Romero Sánchez

9. Situação e desafios da formação de professores de artes na Espanha
Imanol Aguirre

10. Olhares de Educador: o desafio de ensinar a ensinar artes visuais a crianças pequenas. Reflexões, descobertas, dúvidas e contributos nos umbrais da reforma
Patricia Berdichevsky

11. Aprendendo com a orientação de relatórios de estágio na formação de professores de artes visuais - Entre um ecoespaço digital e a edificação de um eu profissional mediado pela escrita
Leonardo Charréu

12. No preâmbulo de experimentar uma formação sem órgãos: anotações sobre preencher potências e inventar outras educações possíveis
Cristian Poletti Mossi

13. O desenho de criação como dispositivo para a formação em artes visuais: estratégias pedagógicas para construir-se como investigador no campo da arte e da educação
Lutiere Dalla Valle

14. Olhares sobre formação de professores e individuação (ou sobre a vontade de vazar as formas)
Alice Copetti Dalmaso

Sobre os autores

Carregando...