| Título | A Palavra Mascarada |
|---|---|
| Subtítulo | Sobre a Alegoria |
| Autor(es) | Maria Zenilda Grawunder |
| Editora/Selo | Editora UFSM |
| Assunto Principal | Literatura - alegoria, literatura - alegoria - história, literatura - alegoria - crítica, arte - alegoria, arte - alegoria - história |
| Assunto Secundário | Não |
| Origem do Livro | Nacional |
| Coleção | Não |
| Número de Páginas | 158 Pág. |
| Acabamento | Não |
| Número da Edição | 1ª |
| Ano da Edição | 1996 |
| ISBN (SKU) | 0000 |
| Código de Barras | 0000 |
| Faixa Etária | Graduação, pós graduação e outros. |
| Idioma | Português |
| Número do Volume ou Tomo | Único |
| Classificação Fiscal (NCM) | 49019900 |
| Comprar na Apple | Não |
| Comprar no Scribd | Não |
| Comprar na Wook | N/A |
Como prefácio
Palavra de Introdução
I – Manifestações da arte alegórica – Categorias históricas ligadas à sua concepção e hermenêutica no mundo ocidental
- Inscrição do texto alegórico: seu conceito dialético
- Pensamento antigo e emergência dos símbolos
2.1 Analogia antropomórfica: Arte e magia
2.2 Analogia e importância das imagens: instauração das polaridades nas formas de discursos
2.3 Reinado da alegoria: Cristianismo e Idade Média européia
- Reflexões estéticas e avanço do pensamento moderno a partir da Renascença
3.1 Alegoria e símbolos: polarização da autoridade da representação
3.2 Arte e idealização a partir do século XVIII
3.3 Símbolo e alegoria na arte analógica
- Reversão de concepções: visão alegórica e alegoria no âmbito da Arte e da Hermenêutica contemporâneas
4.1 Relações entre Arte e modernidade: visão de Charles Baudelaire
4.2 Estética da modernidade no século XX: o alegórico como linguagem e representação da História
4.3 Eu e não-eu intermediação na Literatura e Hermenêutica da Arte
Notas
II – Pensamento humano e alegoria
- Literatura, função de expressão e mediação
- Alegoria como valor integrador na estética da modernidade
- Princípios de organização do texto alegórico
Notas
Bibliografia de consulta e referência