Seja bem-vindo à Editora UFSM!

Dança Contempop

Neste ebook, Odailso Berté descreve seus modos de (mo)ver-se pelos cenários das pedagogias culturais e apresenta uma instigante proposição de dança refletindo sobre como o fenômeno da estetização da cultura interpela o status das artes.
Ebook
R$24,50
R$24,50


  Compre na Amazon: Clique aqui

  Compre na Apple: Clique aqui

  Compre no Google: Clique aqui

Descrição
Das descrições realizadas, emerge a dança contempop, um entrecruzamento de dança contemporânea e cultura pop que enfatiza relações de afeto e prazer com diferentes artefatos culturais e articula procedimentos pedagógicos e criativos a partir da relação corpo–imagem. Ao narrar trechos de sua trajetória, o autor evidencia suas afeições por imagens de Frida Kahlo, Pina Bausch e Madonna, relacionando-as com compreensões vindas da filosofia, das ciências cognitivas, dos estudos culturais, das artes, da cultura visual e da educação. A obra é uma compreensão contemporânea e multidisciplinar que busca estimular posicionamentos críticos, criativos e performativos nos campos da dança, das artes em geral e da educação.
Informação Adicional
Título Dança Contempop
Subtítulo Corpos, afetos e imagens (mo)vendo-se
Autor(es) Odailso Berté
Editora/Selo Editora UFSM
Assunto Principal Arte, dança contemporânea, cultura popular
Assunto Secundário Não
Origem do Livro Nacional
Coleção Não
Número de Páginas Não
Acabamento N/A
Número da Edição
Ano da Edição 2017
ISBN (SKU) 9788573912395
Código de Barras 9788573912395
Faixa Etária Graduação, Pós-Graduação e outros
Idioma Português
Número do Volume ou Tomo Único
Classificação Fiscal (NCM) 49019900
Comprar na Apple https://books.apple.com/br/book/id1511047935
Comprar no Scribd N/A
Sumário

INTRODUÇÃO

CAPÍTULO 1

FRIDA KAHLO

CRIANDO COM AS EXPERIÊNCIAS DO CORPO

Experiências, afetos e imagens de Frida Kahlo
(Re)criando conhecimentos com a experiência
Corpo-sujeito
Imagens do corpo
Subjetividade do corpo
Filosofia na carne
Corpomídia
Percepção como pensamento e princípio da experiência
Dançando experiências

CAPÍTULO 2

PINA BAUSCH

INTERPELANDO OS MOVIMENTOS AFETIVOS DO CORPO NOS CENÁRIOS DAS PEDAGOGIAS CULTURAIS

Como o corpo se move e o que move o corpo
Criação e pedagogia através de perguntas
Pedagogias Culturais
Corpo, dança e prazer na escola
Considerando os afetos
Movimentos afetivos: dança, imagem e movimento
Nos movimentos afetivos, os investimentos afetivos
Movimentos afetivos, movimentos de uso e movimentos de dança

CAPÍTULO 3

MADONNA

MODOS DE USAR IMAGENS E PRAZERES DA CULTURA POP

Nas trilhas de Madonna
Cultura de massa, cultura popular e imagem: as difamadas
Imagem como Medusa: algoz ou aliada?
“Je suis l’art”: entre Madonas virgens, eróticas e ensandecidas
Arte e imagem: contrastes e valores de culto e exposição
Cultura Pop
Like a girl gone wild – corpos que dançam afetados pelo pop
O pop não poupa, o corpo dança com prazer
Express Yourself: Judson Dance Theater e Cultura Pop

CAPÍTULO 4

DANÇA CONTEMPOP

CORPOS E IMAGENS (MO)VENDO-SE

Dançando com – Frida Kahlo – Imagens-artefatos
Dançando com – Pina Bausch – Imagens-ideias
Dançando com – Madonna – Imagens-ações
Fazer-pensar Dança Contempop: procedimentos de criação
(Mo)ver-se com imagens [artefato-ideia-ação]
Corpos e imagens “em chamas” na Ball Culture
Vogue: a dança através da relação corpo-imagem
Dança Contempop: posicionamentos performativos

CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS

CREDITOS

Carregando...