Toda narrativa reinventa limites de tempo e espaço, atiça desejos de recriar nossas relações com o mundo e projeta sonhos de reinstituir sentidos, reconfigurar destinos e visualizar direções para as diferentes dimensões da vida. Neste livro, as narrativas usam essas forças para contar sobre práticas de ensino e de pesquisa centradas na cultura visual. A diversidade de lugares de onde falam seus autores – Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Santa Maria (RS), João Pessoa (PB) e Macapá (AP), no caso do Brasil, Barcelona e Pamplona (Espanha), DeKalb e Columbus (Estados Unidos) e Edmonton (Canadá), no caso de outros países, mistura suas vozes, dando pregas em mapas para contrair anseios de permanência, reconstrução e transformação das culturas nas instituições. Essas narrativas são um compromisso com uma educação que quer contribuir para resistir a processos hegemônicos, positivistas e centralizadores. Ensino Básico e Ensino Superior são focos da primeira e terceira partes do livro. Os capítulos que se debruçam sobre a experiência estética criam um eixo de ligação entre essas duas partes. As narrativas são processuais e, como performances culturais, são realizadas através de relatos, depoimentos e histórias, que passeiam livremente por diversas epistemologias e práticas investigativas. O leitor encontrará temas, problemas, processos, alternativas e abordagens que tratam a cultura visual na perspectiva de uma educação que aposta na produção de sentidos como referência básica para a compreensão e interpretação da arte e da imagem.
Título | Educação da Cultura Visual: Narrativas de Ensino e Pesquisa |
---|---|
Subtítulo | Não |
Autor(es) | Raimundo Martins e Irene Tourinho (Org.) |
Editora/Selo | Editora UFSM |
Assunto Principal | Arte, artes visuais, cultura visual, educação, ensino, educação artística, pesquisa |
Assunto Secundário | Educação da cultura visual, conceitos e contextos, cultura visual e infância: quando as imagens invadem a escola, cultura das imagens: desafios para a arte e para a educação |
Origem do Livro | Nacional |
Coleção | Cultura Visual e Educação |
Número de Páginas | 272 Pág. |
Acabamento | N/A |
Número da Edição | 1ª |
Ano da Edição | 2020 |
ISBN (SKU) | 9786557160237 |
Código de Barras | 9786557160237 |
Faixa Etária | Graduação, Pós-Graduação e outros. |
Idioma | Português |
Número do Volume ou Tomo | 1 |
Classificação Fiscal (NCM) | 49019900 |
Comprar na Apple | N/A |
Comprar no Scribd | N/A |
Prefácio
Sobre os autores
Parte I - Narrativas práticas e investigativas - ensino básico
Ocupando olugardo “outro”:culturavisualeexperiênciadocente
Kelly Christina Mendes Arantes
Representaçõesdamorteparaaproximaraescoladavida: umaexperiênciacoma culturalvisualnoEnsinoBásico
Erinaldo Alves do Nascimento
Sintam-sefelizesemnossoambienteescolar
Alexandre Pereira e Raimundo Martins
Entreoreale o imaginado:desenhosdeespaçosescolares
Lílian Ucker
Daeducaçãoartísticaàeducaçãoparaaculturavisual: revendo percursos, refazendopontos, puxandoalgunsfiosdessameada...
Alice Fátima Martins
Parte II - Traçados de experiências, cultura e estética em redes de visualidades
Entreaisthetica eestética: oimpactopotencial de Deleuze Guattari naeducaçãoestética
Jan Jagodzinski
Educaçãoestética,imagensediscursos:cruzamentosnoscaminhosdapráticaescolar
Irene Tourinho
Imaginandoumfuturoparaaeducaçãoartística
Imanol Aguirre
Parte III - Narrativas práticas e investigativas – ensino superior
Da alfabetizaçãovisualao alfabetismo daculturavisual
Fernando Hernández
OpapeldaCulturaVisualnaformaçãoinicialemArtesVisuais
Marilda Oliveira de Oliveira
Contextualizando visualidades nocotidiano:problemase possibilidades doensinodaculturavisual
Kevin Tavin
Miniaturasartesanaisourituaisdememóriaszipadas
Leda Guimarães
Culturavisualepedagogiavisual
Deborah Smith-Shank