Seja bem-vindo à Editora UFSM!

Educação da Cultura Visual: Narrativas de Ensino e Pesquisa

A obra traz temas, problemas, processos, alternativas e abordagens que tratam a cultura visual na perspectiva de uma educação que aposta na produção de sentidos, como referência básica para a compreensão e para a interpretação da arte e da imagem.
Ebook
R$24,90
R$24,90
Descrição

Toda narrativa reinventa limites de tempo e espaço, atiça desejos de recriar nossas relações com o mundo e projeta sonhos de reinstituir sentidos, reconfigurar destinos e visualizar direções para as diferentes dimensões da vida. Neste livro, as narrativas usam essas forças para contar sobre práticas de ensino e de pesquisa centradas na cultura visual. A diversidade de lugares de onde falam seus autores – Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Santa Maria (RS), João Pessoa (PB) e Macapá (AP), no caso do Brasil, Barcelona e Pamplona (Espanha), DeKalb e Columbus (Estados Unidos) e Edmonton (Canadá), no caso de outros países, mistura suas vozes, dando pregas em mapas para contrair anseios de permanência, reconstrução e transformação das culturas nas instituições. Essas narrativas são um compromisso com uma educação que quer contribuir para resistir a processos hegemônicos, positivistas e centralizadores. Ensino Básico e Ensino Superior são focos da primeira e terceira partes do livro. Os capítulos que se debruçam sobre a experiência estética criam um eixo de ligação entre essas duas partes. As narrativas são processuais e, como performances culturais, são realizadas através de relatos, depoimentos e histórias, que passeiam livremente por diversas epistemologias e práticas investigativas.  O leitor encontrará temas, problemas, processos, alternativas e abordagens que tratam a cultura visual na perspectiva de uma educação que aposta na produção de sentidos como referência básica para a compreensão e interpretação da arte e da imagem.

Informação Adicional
Título Educação da Cultura Visual: Narrativas de Ensino e Pesquisa
Subtítulo Não
Autor(es) Raimundo Martins e Irene Tourinho (Org.)
Editora/Selo Editora UFSM
Assunto Principal Arte, artes visuais, cultura visual, educação, ensino, educação artística, pesquisa
Assunto Secundário Educação da cultura visual, conceitos e contextos, cultura visual e infância: quando as imagens invadem a escola, cultura das imagens: desafios para a arte e para a educação
Origem do Livro Nacional
Coleção Cultura Visual e Educação
Número de Páginas 272 Pág.
Acabamento N/A
Número da Edição
Ano da Edição 2020
ISBN (SKU) 9786557160237
Código de Barras 9786557160237
Faixa Etária Graduação, Pós-Graduação e outros.
Idioma Português
Número do Volume ou Tomo 1
Classificação Fiscal (NCM) 49019900
Comprar na Apple N/A
Comprar no Scribd N/A
Sumário

Prefácio

Sobre os autores

Parte I - Narrativas práticas e investigativas - ensino básico

Ocupando olugardo “outro”:culturavisualeexperiênciadocente

Kelly Christina Mendes Arantes

 

Representaçõesdamorteparaaproximaraescoladavida: umaexperiênciacoma culturalvisualnoEnsinoBásico

Erinaldo Alves do Nascimento

 

Sintam-sefelizesemnossoambienteescolar

Alexandre Pereira e Raimundo Martins

Entreoreale o imaginado:desenhosdeespaçosescolares

Lílian Ucker

 

Daeducaçãoartísticaàeducaçãoparaaculturavisual: revendo percursos, refazendopontos, puxandoalgunsfiosdessameada...

Alice Fátima Martins

 

Parte II - Traçados de experiências, cultura e estética em redes de visualidades

Entreaisthetica eestética: oimpactopotencial de Deleuze Guattari naeducaçãoestética

Jan Jagodzinski

Educaçãoestética,imagensediscursos:cruzamentosnoscaminhosdapráticaescolar

Irene Tourinho

Imaginandoumfuturoparaaeducaçãoartística

Imanol Aguirre

 

Parte III - Narrativas práticas e investigativas – ensino superior

Da alfabetizaçãovisualao alfabetismo daculturavisual

Fernando Hernández

OpapeldaCulturaVisualnaformaçãoinicialemArtesVisuais

Marilda Oliveira de Oliveira

Contextualizando visualidades nocotidiano:problemase possibilidades doensinodaculturavisual

Kevin Tavin

 

Miniaturasartesanaisourituaisdememóriaszipadas

Leda Guimarães

 

Culturavisualepedagogiavisual

Deborah Smith-Shank

Carregando...