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Ensino de Português e Interatividade

Este livro contém uma seleção cuidadosa de textos teóricos destinados a auxiliar os professores de língua portuguesa a encontrarem opções metodológicas adequadas que favoreçam e facilitem o ensino da língua.
Livro Impresso
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Descrição
Passando brevemente pelas teorias behavioristas e inatistas, o livro se detém ao paradigma interacionista, que passa a ser discutido com maior profundidade. Apresenta e também avalia, pormenorizadamente, uma técnica de ensino tipicamente interacionista, o role play.
Informação Adicional
Título Ensino de Português e Interatividade
Subtítulo Não
Autor(es) Marcos Gustavo Richter
Editora/Selo Editora UFSM
Assunto Principal Linguística, português, ensino, interatividade.
Assunto Secundário Não
Origem do Livro Nacional
Coleção Não
Número de Páginas 136 Pág.
Número da Edição
Ano da Edição 2000
ISBN (SKU) 8573910178
Código de Barras 9788573910179
Faixa Etária Graduação, pós graduação e outros.
Idioma Português
Número do Volume ou Tomo Único
Classificação Fiscal (NCM) 49019900
Sumário

Prefácio

Introdução

 

Parte 1 – A aquisição da linguagem: Panorama

1 Linguagem. Linguagens. Conhecimento

2 A teoria behaviorista

3 A teoria inatista

4 A teoria interacionista

 

Parte 2 – As bases interacionistas do ensino de línguas

1 Como conhecemos um objeto sofrndo ação desse objeto  reagindo sobre ele simultaneamente?

2 O que é linguagem numa visão interacionista?

3 De que maneira a captação da linguagem pela criança afeta a aprendizagem de uma língua?

4 O que caracteriza a livre interação lingüística entre adultos, dos quais um está adquirindo a língua?

5 O que caracteriza a fala professoral em termos interacionistas?

6 Como deve ser a linguagem usada pelo falante proficiente para interagir com o aprendiz?

7 Do que depende a velocidade de aquisição da língua, segundo o interacionismo?

8 Qual é o papel das expressões estereotipadas ou clichês no ensino de línguas?

9 Que estratégias o aprendiz utiliza para adquirir uma língua?

10 Que estratégias são utilizadas para a produção de linguagem?

11 Quais são as estratégias de comunicação de um aprendiz de línguas?

12 Como se dá a aprendizagem de uma língua em sala de aula?

13 Como pode ser trabalhado o aspecto formal da língua em sala de aula?

13.1 Alguns princípios gerais

13.2 Manipulando constituintes

13.2.1 Constituintes e nível pragmático

13.2.2 Constituintes e nível semântico

13.2.3 Constituintes e nível morfossintático

13.2.4 Relações entre estruturas

14 Que tipo de currículo é adequado ao ensino interativo de línguas?

            14.1 O currículo centrado no aluno

            14.2 Planejamento orientado a processo

            14.3 Objetivos orientados a processo

15 Quais são os principais fatores psicológicos que influem na aprendizagem de línguas?

            15.1 Idade

            15.2 Inteligência

            15.3 Aptidão

            15.4 Personalidade

                        15.4.1 Auto-estima

                        15.4.2 Inibição

                        15.4.3 Audácia ou iniciativa

                        15.4.4 Ansiedade ou tensão

                        15.4.5 Empatia

                        15.4.6 Extroversão

                        15.4.7 Motivação

            15.5 Estilo de aprendizagem

            15.6 Atitudes socioculturais

 

Parte 3 – Role play como exemplo de estratégia interativa

1 Interação, veracidade, verossimilhança

2 Por que trabalhar em pares ou grupos

3 Conceituando Role play

4 Vantagens em se usar Role Play

5 Componentes básicos de um Role Play

6 Ilustrando a prática

            6.1 Proposta apresentada

            6.2 Procedimentos

                        6.2.1 Primeira etapa

                        6.2.2 Segunda etapa

                        6.2.3 Observações e avaliação

7 Considerações finais

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