Seja bem-vindo à Editora UFSM!

Leitura e Escrita

Este livro constitui-se em um espaço de produção de significados e sentidos sobre as mediações pedagógicas na alfabetização e nos processos formativos docentes.
Livro Impresso
R$23,00
R$23,00
Descrição
A reflexão instaurada no grupo de pesquisa permitiu que cada um dos integrantes do Grupo de Pesquisa sobre Formação de Professores e Práticas Educativas: Ensino Básico e Superior (GPFOPE) pudesse contribuir com ideias e ações a partir dos estudos e da pesquisa nas instituições públicas e particulares nas quais atuaram e/ou atuam, possibilitando que tais referenciais contribuíssem para o desenvolvimento profissional, bem como para qualificação das práticas de leitura e de escrita iniciais nas escolas dos sistemas de ensino.
Informação Adicional
Título Leitura e Escrita
Subtítulo ensaios sobre alfabetização
Autor(es) Doris Pires Vargas Bolzan (Org.)
Editora/Selo Editora UFSM
Assunto Principal Educação, ensino, alfabetização, leitura, escrita
Assunto Secundário Não
Origem do Livro Nacional
Coleção Não
Número de Páginas 176 Pág.
Acabamento N/A
Número da Edição
Ano da Edição 2007
ISBN (SKU) 9788573910836
Código de Barras 9788573910836
Faixa Etária Graduação, Pós-Graduação e outros.
Idioma Português
Número do Volume ou Tomo Único
Classificação Fiscal (NCM) 49019900
Comprar na Apple Não
Comprar no Scribd N/A
Sumário

Apresentação

I Parte - Mediações pedagógicas no espaço da sala de aula

1 Cultura escrita na sala de aula: compartilhar e reconstruir saberes

Doris Pires Vargas Bolzan

2 Mediações pedagógicas no processo de construção da leitura e da escrita: as atividades em circuito

Débora Toniolo Augusti, Deise Becker Kirsch, Elisa Cristina Richardt, Greice Rabaiolli Ozelame e Manuelli Cerolini Neuenfeldt

3 O papel da consciência fonológica no processo de construção da lecto-escrita

Fabiane Puntel Basso

4 A literatura infantil na sala de aula e fora dela

Ariana Nobre da Silva e Maria Aparecida Domingues de Albuquerque

5 Circuito de atividades: contribuições ao processo de construção da lecto-escrita

Silvana Martins de Freitas Millani e Vilsiane Pereira

6 Infância e educação infantil: o sentido da alfabetização

Cleonice Maria Tomazzetti

7 Interação grupal: um meio de promover a construção da lecto-escrita

Tatiane Peixoto Isaia

 

II Parte - Processos formativos para a docência

8 A organização do trabalho escolar e a alfabetização: atividades diversi? cadas em sala de aula

Ana Carla Hollweg Powaczuk

9 Leitura e escrita iniciais: a avaliação docente em perspectiva

Ana Luiza Molina

10 Alfabetização: [re]signi? cação do processo de ensino-aprendizagem através da mediação do professor

Ana Claudia Gonçalves Ribeiro

11 Repensando as práticas alfabetizadoras

Eliane Aparecida Galvão dos Santos

12 O papel do professor na construção da lecto-escrita: o processo de mediação

Ana Tanize Rocha Ferreira, Ester Ceolin Ruviaro Gilvane Bertagnolli Piasentin, Idaceli Gomes Dias e

Maíra Priscila Dias

13 Os processos formativos docentes: estudos e vivências sobre leitura e escrita

Carla Denise Berwanger, Lisiane Pappis, Mozara Zasso Spencer, Rosangela Bitencourt Mariotto

14 As lembranças escolares de professores alfabetizadores e a relação com os processos formativos

Helenise Sangoi Antunes

 

Carregando...