Título | Linguagem e Cognição |
---|---|
Subtítulo | Enfoque psicolinguístico para compreender e superar as dificuldades em leitura e escrita |
Autor(es) | Elias José Mengarda |
Editora/Selo | Editora UFSM |
Assunto Principal | Linguística, psicolinguística, leitura, escrita, cognição |
Assunto Secundário | Não |
Origem do Livro | Nacional |
Coleção | Não |
Número de Páginas | 184 Pág. |
Acabamento | N/A |
Número da Edição | 1ª |
Ano da Edição | 2014 |
ISBN (SKU) | 9788573912159 |
Código de Barras | 9788573912159 |
Faixa Etária | Graduação, Pós-Graduação e outros |
Idioma | Português |
Número do Volume ou Tomo | Único |
Classificação Fiscal (NCM) | 49019900 |
Comprar na Apple | Não |
Comprar no Scribd | N/A |
INTRODUÇÃO
1 A ESCRITA AO LONGO DA HISTÓRIA
1 Origens da escrita
2 Aprender a ler e escrever
3 A língua – modalidade oral e escrita
4 Atividade
2 AS BASES EPISTEMOLÓGICAS DA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM
1 Princípio inatista
2 Princípio maturacional
3 Princípio ambiental
4 Atividade
3 A CRIANÇA E O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA
1 Uso da tecnologia da informação nas atividades de leitura e escrita
2 Atividade
4 PROCESSOS PSICOLINGUÍSTICOS DA LEITURA
1 Modelos de leitura
2 Processos psicolinguísticos implicados na leitura
5 PROCESSOS PSICOLINGUÍSTICOS DA ESCRITA
6 CONCEPÇÃO DE ERRO EM LEITURA E ESCRITA
1 Erros de natureza ortográfica
1.1 Atividade recomendada
2 Interferência da fala na escrita
2.1 Atividade recomendada
3 Segmentação não convencional
3.1 Atividade recomendada
4 Discriminação visual/auditiva
4.1 Atividade recomendada
5 Processos de regularização
5.1 Atividade recomendada
6 Variação linguística
6.1 Atividade recomendada
7 LEITURA, ESCRITA, CÁLCULO E SUA RELAÇÃO COM A COGNIÇÃO
8 PROCESSAMENTO DE INFORMAÇÃO – TESTES PSICOLINGUÍSTICOS
1 Linguagem e capacidades cognitivas
2 Habilidades diretamente relacionadas à leitura e à escrita
2.1 Conhecimento das letras do alfabeto
2.2 Conhecimento dos grafemas
2.3 Reconto da história “O galo vaidoso”
2.4 Teste de recuperação da informação
2.5 Teste de compreensão de leitura
2.6 Teste de leitura em voz alta
2.7 Compreensão de leitura
2.8 Avaliação da compreensão leitora
9 HABILIDADES DE PROCESSAMENTO DA FALA
1 Consciência de palavra, de sílaba e de fonema
2 Geração de novas palavras
3 Variação linguística
4 Não se escreve como se fala
5 Segmentação das palavras na cadeia da fala
6 Sensibilidade fonológica
7 Testes metafonologicos
7.1 Teste de Subtração Silábica
7.2 Teste de Inversão Silábica (IS)
7.3 Teste de Subtração Fonêmica (SF)
7.4 Testes de Inversão Fonêmica
7.5 Teste de Inversão Fonêmica: IF VCV
7.6 Teste de Acrônimos Auditivos
10 HABILIDADES RELACIONADAS À COMPETÊNCIA LINGUÍSTICA
1 Organização direcional espacial de narrativa
11 HABILIDADES RELACIONADAS ÀS FUNÇÕES COGNITIVAS
1 Cognição visual
2 Desenho da figura de Rey-Osterrieth
3 Desenho de memória da figura de Rey-Osterrieth
4 Raciocínio analógico: Qi – teste de inteligência
5 Habilidade de Cálculo Mental
12 CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS