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Os sentidos do trabalho criativo

A tese que origina este livro, defendida por Nathália Drey Costa no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM em 2022, vale-se das cartografias propostas por Jesús Martín-Barbero, referência nos estudos de comunicação e cultura na América Latina, para oferecer uma compreensão do trabalho criativo na atualidade.

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Descrição

A tese que origina este livro, defendida por Nathália Drey Costa no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM em 2022, vale-se das cartografias propostas por Jesús Martín-Barbero, referência nos estudos de comunicação e cultura na América Latina, para oferecer uma compreensão do trabalho criativo na atualidade.
A autora convida jornalistas, editores, redatores, publicitários, produtores de conteúdo e outros tantos trabalhadores da área, em suas novas e múltiplas funções, para pensarem sobre os modos pelos quais se reconfigura, hoje, a sua atividade laborativa. Como questão de fundo, a obra nos leva a problematizar a forma como as tecnologias digitais nos mobilizam e nos atravessam através de tantas e (nem sempre) tão criativas possibilidades.
Em seu percurso de pesquisa, que pude acompanhar de perto como orientadora desde o Mestrado em Comunicação, defendido em 2015, Nathália sempre demonstrou aliar sua preocupação com temáticas de relevância social, com uma excelente capacidade de articulação teórica e de intervenção, manifestadas em seu fazer jornalístico, em sua militância política e em sua colaboração com os grupos de ensino, pesquisa e extensão na universidade. A conquista do Prêmio Tese UFSM 2023, em sua primeira edição, marca o reconhecimento de toda a dedicação e seriedade de Nathália ao longo da investigação científica. Nossa expectativa agora, com a publicação deste livro, é de que a pesquisa possa circular ainda mais e inspirar novos projetos na área.
Boa leitura!
Liliane Dutra Brignol.

Informação Adicional
Título Os sentidos do trabalho criativo
Subtítulo novos caminhos, mapas antigos
Autor(es) Nathália Drey Costa
Editora/Selo Editora UFSM
Assunto Principal Criatividade, Trabalho criativo, Comunicação, Jesús Martín-Barbero, Mapa comunicativo, Prêmio Tese UFSM
Assunto Secundário Não
Origem do Livro Nacional
Coleção Não
Número de Páginas 290 Pág.
Acabamento Não
Número da Edição
Ano da Edição 2024
ISBN (SKU) 9786557161289
Código de Barras 9786557161289
Faixa Etária Graduação, Pós-Graduação e outros.
Idioma Português
Número do Volume ou Tomo Único
Classificação Fiscal (NCM) 49019900
Comprar na Apple https://books.apple.com/br/book/os-sentidos-do-trabalho-criativo/id6736946173
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Sumário

Sumário:

Prefácio

Tempos modernos

1. Recalculando rotas: mudanças na indústria, na cultura e no trabalho

1.1 Criador e criatura: a indústria é cultural ou criativa?

1.2 Terra à vista: a cultura como base material

1.3 O trabalho como processo comunicativo

1.3.1 Particularidades do trabalho no Brasil

2. Um mapa para ler o trabalho criativo

2.1 Mapeando Martín-Barbero

2.2 Narrativas do trabalhador criativo: a forma artesanal de comunicar

2.2.1 Entrevista: “nunca tinha pensado nisso até agora”

2.2.2 Questionário e questionamento: será que sou um trabalhador criativo?

2.2.3 Diários de trabalho: trabalhar e narrar em meio a uma pandemia

3. Dos eixos às mediações: um contexto

3.1 Mobilidades e fluxos: empregados de si mesmos e o patrão-plataforma

3.1.1 Computador, internet e cérebro

3.1.2 Produtores e produtos

3.1.3 O patrão é a plataforma

3.1.4 Sujeitos de mercado: Você S.A.

3.1.5 Sujeitos motivados: “pelo menos tenho um emprego”

3.1.6 Empregados ou chefes de si mesmos?

3.2 Tempos e espaços: o tempo sem tempo e o espaço dividido

3.2.1 Um tempo todo seu

3.2.2 Aceleração e contemplação: o amargo “fazer nada” e tudo ao mesmo tempo

3.2.3 Tempo perdido, tempo investido: idealmente lento, usualmente acelerado

3.2.4 Todo espaço é um espaço de trabalho

3.2.5 Trabalho em casa ou moro no meu trabalho?

4. Das mediações ao mapa: um roteiro possível

4.1 Identidades do trabalho criativo: o self-made faz por si mesmo

4.1.1 Autonomia, flexibilidade e liberdade: “eu me dou direitos trabalhistas”

4.1.2 Ocupação, identidade e adjetivação: o que há em comum?

4.2 Cognitividades do trabalho criativo: a criatividade como mercadoria

4.2.1 Criatividade, repetição e referências: “o trabalho criativo é uma eterna tentativa”

4.2.2 Sofrimento, (in)satisfação e motivação: espaços pessoais negociáveis

4.3 Ritualidades do trabalho criativo: ilhas de um arquipélago produtivo

4.3.1 Rotinização dos espaços: um teto todo seu

4.3.2 O trabalho na internet e o digital como espaço: “meu trabalho é onde eu estiver com internet”

4.3.3 Cotidiano: “eu exploro minha criatividade enquanto organizo o armário”

4.4 Tecnicidades do trabalho criativo: a imaterialidade material

4.4.1 Trabalhar com internet: o digital como tempo e a experiência como produto

4.4.2 Redes: o papel de cada engrenagem

5. Um mapa comunicativo rumo aos sentidos do trabalho criativo

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