Seja bem-vindo à Editora UFSM!

Super Combo - Discursos do Corpo na Arte

Este BOX reúne os três primeiros volumes da Coleção Discursos do Corpo na Arte, que apresentam diferentes artes e práticas que buscam no corpo um sentido outro daquele produzido apenas pela materialidade física. Nestes ensaios, o corpo é mais que uma palavra, que um símbolo, que uma imagem, o corpo torna-se um discurso que comunica algo que as gerações anteriores compreendiam culturalmente de outro modo.

Livro Impresso
R$129,90
R$129,90
Descrição

Este BOX reúne os três primeiros volumes da Coleção Discursos do Corpo na Arte, que apresentam diferentes artes e práticas que buscam no corpo um sentido outro daquele produzido apenas pela materialidade física. Nestes ensaios, o corpo é mais que uma palavra, que um símbolo, que uma imagem, o corpo torna-se um discurso que comunica algo que as gerações anteriores compreendiam culturalmente de outro modo.

Informação Adicional
Título Super Combo - Discursos do Corpo na Arte
Subtítulo Discursos do Corpo na Arte - Volumes I, II, III
Autor(es) Enéias Farias Tavares, Gisela Reis Biancalana e Mariane Magno (Orgs.)
Editora/Selo Editora UFSM
Assunto Principal Arte, Corpo, Teatro, Performance, Literatura, Filosofia
Assunto Secundário Não
Origem do Livro Nacional
Coleção Discursos do Corpo na Arte
Número de Páginas Não
Acabamento Não
Número da Edição 1ª, 2ª e 3ª
Ano da Edição 2023
ISBN (SKU) 9786557160848
Código de Barras 9786557160848
Faixa Etária Graduação, Pós-Graduação e outros
Idioma Português
Número do Volume ou Tomo Não
Classificação Fiscal (NCM) 49019900
Comprar na Apple Não
Comprar no Scribd Não
Sumário

SUMÁRIO - -DISCURSOS DO CORPO NA ARTE – VOLUME I

APRESENTAÇÃO

Enéias Farias Tavares, Gisela Reis Biancalana, Mariane Magno

TRAGÉDIA, EXPRESSÃO CORPORAL E MUSICAL
Kathrin Rosenfield

CORPORIFICANDO A PALAVRA
Sara Lopes

RELÍQUIAS, RELICÁRIOS E RESSURREIÇÃO: PISTAS PARA A PERFORMANCE CONTEMPORÂNEA
Daniel Tércio

A UNIDADE CORPO/MENTE NOS LIVROS ILUMINADOS DE WILLIAM BLAKE
Enéias Farias Tavares

O MOVIMENTO POÉTICO: CORPO DA CONSCIÊNCIA PARADOXAL
Mariane Magno

O CORPO E AS COISAS: A DISSOLUÇÃO DA FRONTEIRA ENTRE O VIVO E O NÃO VIVO NA CENA CONTEMPORÂNEA
Arthur Belloni

A INSERÇÃO DO CONHECIMENTO ARTÍSTICO NO CORPO PERFORMATIVO
Gisela Reis Biancalana

ESTUDOS DA PRESENÇA NAS ARTES DO CORPO: MEMÓRIA, PERCEPÇÃO, SOMA
Gilberto Icle, Luciana Paludo, Cibele Sastre

TAREFAS: UMA OUTRA PERSPECTIVA PARA O CONCEITO DE COREOGRAFIA
Elcio Rossini

A ESPACIALIDADE DOS AFETOS EM PINA BAUSCH
Marcelo de Andrade Pereira

ASKHESIS: ELEMENTOS PARA UMA GENEALOGIA DA NOÇÃO DE EXERCÍCIO
Cassiano Sydow Quilici

SOBRE OS AUTORES

 

SUMÁRIO - -DISCURSOS DO CORPO NA ARTE – VOLUME II

O CORPO NA POESIA DE EMILY DICKINSON
Alcides Cardoso dos Santos

O CORPO FEMININO E SEUS ENIGMAS: A ESFINGE NA PINTURA DE FRANZ STUCK
Enéias Farias Tavares

O CORPO PRESENTE: FEMINISMO E PERFORMANCE DE SHAKESPEARE EM PORTUGAL
Francesca Rayner

UM MOVIMENTO ESPIRALADO SOBRE O PROCESSO CRIATIVO DO ESPETÁCULO MATRIMÔNIO DE CÉU E INFERNO
Mariane Magno

A RELAÇÃO ENTRE ATORES E SCREENS NO TEATRO DE GORDON CRAIG: UM LEGADO À CONTEMPORANEIDADE
Luiz Fernando Ramos

DE VOLTA À CENA APÓS UM ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL: EM BUSCA DE UMA POÉTICA DA DIFERENÇA
Silvia Susana Wolf

AVENTURAS NA ACADEMIA: REFLEXÕES SOBRE UMA PRÁTICA ARTÍSTICA/PEDAGÓGICA
Inês Alcaraz Marocco

O CORPO-ARTE PERFORMATIVO NA CONTEMPORANEIDADE
Gisela Reis Biancalana

CLARO/ESCURO: (ANTI) TEATRALIDADES CONTEMPORÂNEAS
Arthur Belloni

QUANDO O CORPO DISCORRE EM DANÇA, QUAL A LÍNGUA?
Tatiana Wonsik Recompenza Joseph

EU TENHO UM CORPO, EU SOU UM CORPO: EXPERIÊNCIAS COM ABORDAGENS SOMÁTICAS DO MOVIMENTO NO BACHARELADO EM DANÇA
Heloisa Gravina

DAS MEMÓRIAS INSCRITAS NO CORPO
Marcia Strazzacappa

SOBRE OS AUTORES

 

SUMÁRIO - -DISCURSOS DO CORPO NA ARTE – VOLUME III

APRESENTAÇÃO – DO QUE O CORPO TEM A DIZER
Enéias Farias Tavares, Gisela Reis Biancalana e Mariane Magno

VOZ: CORPO EM MANIFESTAÇÃO
Ernani Maletta

CORPO E PSIQUE NA VISÃO JUNGUIANA
Elisabeth Bauch Zimmermann

REDESENHOS POLÍTICOS DO CORPO:
UMA ANÁLISE DE MODOS DE CIRCULAÇÃO
E CONCEPÇÃO DA DANÇA ON E OFF-LINE
Elke Siedler

O CORPO EM PESQUISA DE CAMPO DENTRO DO MÉTODO BAILARINO-PESQUISADOR-INTÉRPRETE
Graziela Estela Fonseca Rodrigues e Larissa Sato Turtelli

QUEER CASES & STRANGE PICTURES: CORPOREIDADE E CRIMINALIDADE NOS ROMANCES
DE ROBERT LOUIS STEVENSON E OSCAR WILDE
Enéias Farias Tavares

MUNDOS QUE COLIDEM: CORPOREIDADE PAGÃ VERSUS CRISTIANISMO EM A VÊNUS DE ILLE,
DE PROSPER MÉRIMÉE
Gérson Werlang

POÉTICA OU ESTÉTICA DO MÉTODO BPI: DESCRIÇÕES DE UM ESTUDO
Flávio Campos e Graziela Rodrigues

CONT@TO: O INDIVIDUAL E O COLETIVO EM PERFORMANCE ARTÍSTICA COLABORATIVA
Gisela Reis Biancalana

POSSÍVEIS CAMINHOS PARA PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO TEATRO COM CRIANÇAS
Diego de Medeiros Pereira

NÃO DIRIGIR PARA DIRIGIR: UMA DANÇA DINÂMICA PENSADA COMO METODOLOGIA DE ABORDAGEM, MOBILIZANDO UM PENSAMENTO E ABRINDO LACUNAS SOBRE O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE UMA ENCENAÇÃO
Mariane Magno

SOBRE OS AUTORES

Carregando...