Este BOX reúne os três primeiros volumes da Coleção Discursos do Corpo na Arte, que apresentam diferentes artes e práticas que buscam no corpo um sentido outro daquele produzido apenas pela materialidade física. Nestes ensaios, o corpo é mais que uma palavra, que um símbolo, que uma imagem, o corpo torna-se um discurso que comunica algo que as gerações anteriores compreendiam culturalmente de outro modo.
Título | Super Combo - Discursos do Corpo na Arte |
---|---|
Subtítulo | Discursos do Corpo na Arte - Volumes I, II, III |
Autor(es) | Enéias Farias Tavares, Gisela Reis Biancalana e Mariane Magno (Orgs.) |
Editora/Selo | Editora UFSM |
Assunto Principal | Arte, Corpo, Teatro, Performance, Literatura, Filosofia |
Assunto Secundário | Não |
Origem do Livro | Nacional |
Coleção | Discursos do Corpo na Arte |
Número de Páginas | Não |
Acabamento | Não |
Número da Edição | 1ª, 2ª e 3ª |
Ano da Edição | 2023 |
ISBN (SKU) | 9786557160848 |
Código de Barras | 9786557160848 |
Faixa Etária | Graduação, Pós-Graduação e outros |
Idioma | Português |
Número do Volume ou Tomo | Não |
Classificação Fiscal (NCM) | 49019900 |
Comprar na Apple | Não |
Comprar no Scribd | Não |
SUMÁRIO - -DISCURSOS DO CORPO NA ARTE – VOLUME I
APRESENTAÇÃO
Enéias Farias Tavares, Gisela Reis Biancalana, Mariane Magno
TRAGÉDIA, EXPRESSÃO CORPORAL E MUSICAL
Kathrin Rosenfield
CORPORIFICANDO A PALAVRA
Sara Lopes
RELÍQUIAS, RELICÁRIOS E RESSURREIÇÃO: PISTAS PARA A PERFORMANCE CONTEMPORÂNEA
Daniel Tércio
A UNIDADE CORPO/MENTE NOS LIVROS ILUMINADOS DE WILLIAM BLAKE
Enéias Farias Tavares
O MOVIMENTO POÉTICO: CORPO DA CONSCIÊNCIA PARADOXAL
Mariane Magno
O CORPO E AS COISAS: A DISSOLUÇÃO DA FRONTEIRA ENTRE O VIVO E O NÃO VIVO NA CENA CONTEMPORÂNEA
Arthur Belloni
A INSERÇÃO DO CONHECIMENTO ARTÍSTICO NO CORPO PERFORMATIVO
Gisela Reis Biancalana
ESTUDOS DA PRESENÇA NAS ARTES DO CORPO: MEMÓRIA, PERCEPÇÃO, SOMA
Gilberto Icle, Luciana Paludo, Cibele Sastre
TAREFAS: UMA OUTRA PERSPECTIVA PARA O CONCEITO DE COREOGRAFIA
Elcio Rossini
A ESPACIALIDADE DOS AFETOS EM PINA BAUSCH
Marcelo de Andrade Pereira
ASKHESIS: ELEMENTOS PARA UMA GENEALOGIA DA NOÇÃO DE EXERCÍCIO
Cassiano Sydow Quilici
SOBRE OS AUTORES
SUMÁRIO - -DISCURSOS DO CORPO NA ARTE – VOLUME II
O CORPO NA POESIA DE EMILY DICKINSON
Alcides Cardoso dos Santos
O CORPO FEMININO E SEUS ENIGMAS: A ESFINGE NA PINTURA DE FRANZ STUCK
Enéias Farias Tavares
O CORPO PRESENTE: FEMINISMO E PERFORMANCE DE SHAKESPEARE EM PORTUGAL
Francesca Rayner
UM MOVIMENTO ESPIRALADO SOBRE O PROCESSO CRIATIVO DO ESPETÁCULO MATRIMÔNIO DE CÉU E INFERNO
Mariane Magno
A RELAÇÃO ENTRE ATORES E SCREENS NO TEATRO DE GORDON CRAIG: UM LEGADO À CONTEMPORANEIDADE
Luiz Fernando Ramos
DE VOLTA À CENA APÓS UM ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL: EM BUSCA DE UMA POÉTICA DA DIFERENÇA
Silvia Susana Wolf
AVENTURAS NA ACADEMIA: REFLEXÕES SOBRE UMA PRÁTICA ARTÍSTICA/PEDAGÓGICA
Inês Alcaraz Marocco
O CORPO-ARTE PERFORMATIVO NA CONTEMPORANEIDADE
Gisela Reis Biancalana
CLARO/ESCURO: (ANTI) TEATRALIDADES CONTEMPORÂNEAS
Arthur Belloni
QUANDO O CORPO DISCORRE EM DANÇA, QUAL A LÍNGUA?
Tatiana Wonsik Recompenza Joseph
EU TENHO UM CORPO, EU SOU UM CORPO: EXPERIÊNCIAS COM ABORDAGENS SOMÁTICAS DO MOVIMENTO NO BACHARELADO EM DANÇA
Heloisa Gravina
DAS MEMÓRIAS INSCRITAS NO CORPO
Marcia Strazzacappa
SOBRE OS AUTORES
SUMÁRIO - -DISCURSOS DO CORPO NA ARTE – VOLUME III
APRESENTAÇÃO – DO QUE O CORPO TEM A DIZER
Enéias Farias Tavares, Gisela Reis Biancalana e Mariane Magno
VOZ: CORPO EM MANIFESTAÇÃO
Ernani Maletta
CORPO E PSIQUE NA VISÃO JUNGUIANA
Elisabeth Bauch Zimmermann
REDESENHOS POLÍTICOS DO CORPO:
UMA ANÁLISE DE MODOS DE CIRCULAÇÃO
E CONCEPÇÃO DA DANÇA ON E OFF-LINE
Elke Siedler
O CORPO EM PESQUISA DE CAMPO DENTRO DO MÉTODO BAILARINO-PESQUISADOR-INTÉRPRETE
Graziela Estela Fonseca Rodrigues e Larissa Sato Turtelli
QUEER CASES & STRANGE PICTURES: CORPOREIDADE E CRIMINALIDADE NOS ROMANCES
DE ROBERT LOUIS STEVENSON E OSCAR WILDE
Enéias Farias Tavares
MUNDOS QUE COLIDEM: CORPOREIDADE PAGÃ VERSUS CRISTIANISMO EM A VÊNUS DE ILLE,
DE PROSPER MÉRIMÉE
Gérson Werlang
POÉTICA OU ESTÉTICA DO MÉTODO BPI: DESCRIÇÕES DE UM ESTUDO
Flávio Campos e Graziela Rodrigues
CONT@TO: O INDIVIDUAL E O COLETIVO EM PERFORMANCE ARTÍSTICA COLABORATIVA
Gisela Reis Biancalana
POSSÍVEIS CAMINHOS PARA PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO TEATRO COM CRIANÇAS
Diego de Medeiros Pereira
NÃO DIRIGIR PARA DIRIGIR: UMA DANÇA DINÂMICA PENSADA COMO METODOLOGIA DE ABORDAGEM, MOBILIZANDO UM PENSAMENTO E ABRINDO LACUNAS SOBRE O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE UMA ENCENAÇÃO
Mariane Magno
SOBRE OS AUTORES