Seja bem-vindo à Editora UFSM!

O Processo Educativo na Formação e na Práxis dos Profissionais da Saúde

Este livro surgiu da intenção de fornecer subsídios para despertar nos profissionais de saúde o interesse pela utilização dos dados relacionados com a educação no cotidiano de sua práxis profissional e pessoal.
Livro Impresso
R$41,50
R$41,50
Descrição
Este livro surgiu da intenção de fornecer subsídios para despertar nos profissionais de saúde o interesse pela utilização dos dados relacionados com a educação, na perspectiva de valorização das ações educativas que esses profissionais desenvolvem no cotidiano de sua práxis profissional e pessoal. Nesta obra, a exposição dos assuntos, o debate de idéias e as concepções pedagógicas de diferentes autores objetivaram também possibilitar aos profissionais de saúde a reflexão e, consequentemente, a revitalização de sua práxis, enquanto educador.
Informação Adicional
Título O Processo Educativo na Formação e na Práxis dos Profissionais da Saúde
Subtítulo Desafios, compromissos e utopias
Autor(es) Elisabeta Albertina Nietsche (Org.)
Editora/Selo Editora UFSM
Assunto Principal Saúde, Formação profissional, Educação, Ensino, Enfermagem
Assunto Secundário Não
Origem do Livro Nacional
Coleção Não
Número de Páginas 316 Pág.
Acabamento N/A
Número da Edição
Ano da Edição 2009
ISBN (SKU) 9788573911190
Código de Barras 9788573911190
Faixa Etária Graduação, Pós-Graduação e outros
Idioma Português
Número do Volume ou Tomo Único
Classificação Fiscal (NCM) 49019900
Comprar na Apple Não
Comprar no Scribd N/A
Sumário

Credencias dos Autores

Apresentação
Pedro Demo

Prefácio
Rosita Saupe

Introdução
Elisabeta Albertina Nietsche

Capítulo 1
O contexto em que estamos inseridos: busca de estratégias para a formação de profissionais comprometidos com a construção de uma sociedade alternativa.
Fátima Perurena

Capítulo 2
A filosofia como sendo o alicerce das ações dos profissionais de saúde.
Maria Tereza Leopardi

Capítulo 3
Produção de subjetividade e formação profissional: implicações éticas no processo de cuidar em saúde.
Váléria Lerch Lunardi e Wilson  Danilo Lunardi Filho

Capítulo 4
Novo milênio, novas relações interpessoais: algumas reflexões para o trabalhador em enfermagem e saúde no seu agir educativo
Elisabeta Albertina Nietsche e Vânia Marli Schubert Backes

Capítulo 5
Cultura, Saúde e Educação: o ensino da Antropologia para a área de saúde.
Zulmira Newlands Borges

Capítulo 6
O novo olhar do processo educativo na perspectiva cultural dos sujeitos envolvidos.
Maria Júlia Paes da Silva

Capítulo 7
O processo de ensinar e aprender e seus reflexos na sua saúde e enfermagem.
Vânia Marli Schubert Backes e Elisabeta Albertina Nietsche

Capítulo 8
A pedagogia do cuidado.
Rosita Saupe e Lorena Teresinha Consalter Geib

Capítulo 9
Politicidade do cuidado como referência para o processo educativo em saúde: conhecer para cuidar melhor, cuidar para confrontar, cuidar para emancipar.
Maria Raquel Gomes Maia Pires

Capítulo 10
Tecnologias inovadoras de ensino.
Roseni Rosangela Sena e Kenia Iara Silva

Capítulo 11
Na carruagem de Ares – ambigüidades da enfermagem no campo fronteiriço da educação em saúde.
Flávia Regina Ramos

Capítulo 12
Educação a distância na área da saúde: fundamentos do ensino baseado no desempenho.
Marco Túlio Baccarini Pires

Capítulo 13
Pedagogia da inclusão social: enfoque freire-exuperyano
Lorita Pagliuca e Inacia Sátiro Xavier da França

Capítulo 14
Sala de espera: espaço para a (re)construção do conhecimento em saúde.
Clara L. Marques Colomé e Maria Celeste Landerdahl

Capítulo 15
Metodologia da problematização: da utopia ao vivido da educação preventiva em busca de minimizar a vulnerabilidade ao HIV no adolescer.
Cristiane Cardoso de Paula, Diego Saurich, Stela Maris de Mello Padoin e Neusi Aparecida Navas Berbel

Capítulo 16
A responsabilidade social do ensino em enfermagem e sua vinculação com a avaliação institucional.
Ana Zoe Schilling

Capítulo 17
Cenários educacionais emergentes: estratégias cognitivas da sociedade da informação.
Solange Capaverde

Capítulo 18
Una reflexión final para los profissionales educadores
Juan da Rosa

Carregando...