Seja bem-vindo à Editora UFSM!

Da Antiguidade à Redescoberta das Leis de Mendel

Com foco na hibridação de plantas, Luiz Augusto Salles das Neves aborda não só a trajetória de Gregor Mendel, o elaborador das Leis da Hereditariedade, mas também importantes investigadores, os que o antecederam e os que deram continuidade ao seu trabalho.
Ebook
R$34,30
R$34,30


  Compre na Amazon: Clique aqui

  Compre na Apple: Clique aqui

  Compre no Google: Clique aqui

Descrição
Para apresentar aqueles que se dedicaram à Botânica inicialmente e, mais tarde, à Biologia a fim de criarem as regras gerais da hereditariedade, o ponto de partida é Aristóteles, com o pensamento sobre a geração espontânea, e o encerramento se dá com considerações sobre as Leis de Mendel.
Informação Adicional
Título Da Antiguidade à Redescoberta das Leis de Mendel
Subtítulo Não
Autor(es) Luiz Augusto Salles das Neves
Editora/Selo Editora UFSM
Assunto Principal Hibridação de plantas, ciência, história, biologia, botãnica, genética, hereditariedade, lei de mendel
Assunto Secundário Leis de Mendel
Origem do Livro Nacional
Coleção Não
Número de Páginas Não
Acabamento N/A
Número da Edição
Ano da Edição 2016
ISBN (SKU) 9788573912531
Código de Barras 9788573912531
Faixa Etária Graduação, Pós-Graduação e outros
Idioma Português
Número do Volume ou Tomo Único
Classificação Fiscal (NCM) 49019900
Comprar na Apple https://books.apple.com/br/book/id1511048135
Comprar no Scribd N/A
Sumário

Sumário:

Apresentação

Introdução

Capítulo 1 – Um breve facho da Ciência e da História

O que se pode entender como Ciência?

Os fazedores de Ciência

As Universidades e as Sociedades Acadêmicas

Os Jardins Botânicos

Capítulo 2 – De Aristóteles a Louis Pasteur

A Aura Seminalis

A Geração Espontânea

Capítulo 3 – Os antecessores das Leis da Hereditariedade

Os antecessores de Mendel

Robert Hooke (1635–1703)

Nehemiah Grew (1641–1712)

Rudolf Jakob Camerarius (1665–1721)

Carl Von Linné (1707–1778)

Joseph Gohlieb Kölreuter (1733–1806)

Carl Friedrich Von Gärtner (1772–1850)

Thomas Andrew Knight (1759–1838)

John Goss (1787–1851) e Alexander Setton (1759–1853)

Capítulo 4 – Mendel e as Leis da Hereditariedade

O trabalho de Mendel: a Herança Particulada

Capítulo 5 – O esquecimento das Leis de Mendel

A relação Mendel–Darwin

Capítulo 6 – A redescoberta das Leis de Mendel e o início do século XX

Charles Darwin (1809–1882)

George John Romanes (1848–1894)

Hugo Marie De Vries (1848–1935)

As demais teorias

Herbert Spencer (1820–1903)

August Friedrich Leopold Weismann (1834–1914)

Hugo Marie De Vries, como redescobridor

Carl Correns (1864–1933)

Holmut Erich Von Tschermak-Seysenegg (1871–1962)

Willian Bateson (1861–1926)

Capítulo 7 – Considerações atuais sobre o trabalho de Mendel e sobre os ‘redescobridores’

Conclusão

Referências

Anexo A

O artigo de Mendel – Experiências sobre híbridos vegetais

Anexo B

Resumo cronológico da vida de Gregor Mendel

Apresentação | Arte, Educação e Cultura: para pensar o campo da pesquisa e da docência em artes visuais

1 | Arte e Cultura

1.1 | A cultura visual e a construção social da arte, da imagem e das práticas do ver

Raimundo Martins

1.2 | Audiovisual e antropologia: um casamento possível entre arte e ciência?

Luciana Hartmann

1.3 | Ser artesão e artista: considerações sobre o processo criativo artesanal

Vanessa Freitag

1.4 | Por uma escuta da obra de arte

Célia Maria de Castro Almeida

1.5 | Imagens do cinema, cultura contemporânea e o ensino de artes visuais

Alice Fátima Martins

1.6 | Somos aquilo que narramos: relações entre experiências vividas e objetos que habitam as casas

Henrique Lima Assis

1.7 | Krishnamurti e a Educação

Juliano Siqueira

1.8 | Sobre a necessidade permanente de (re)definir um campo de estudo quando nos referimos à cultura visual sob uma perspectiva pedagógica

Leonardo Charréu

2 | Docência, pesquisa e formação em artes visuais

2.1 | Pesquisar andarilho: pensar a docência desde outros lugares

Francieli Regina Garlet

2.2 | A arte no contexto da educação infantil

Silvia Sell Duarte Pillotto e Letícia Coneglian Mognol

2.3 | Arte da docência em Arte: desafios contemporâneos

Luciana Gruppelli Loponte

2.4 | Cartografias de uma tese em/sobre deslocamentos territoriais

Aline Nunes da Rosa

2.5 | O ensino de arte em espaços silenciosos da cultura visual

Jociele Lampert

2.6 | Formação de professor@s: ensino de arte e tecnologias contemporâneas

Lucia Gouvêa Pimentel

2.7 | Considerações sobre a construção do ideário da Arte Infantil

Rejane Galvão Coutinho

2.8 | Encontros e desencontros entre visualidades, ciência, gênero e humor

Irene Tourinho

2.9 | Travessias para fluxos desejantes do professor-propositor

Gisa Picosque e Mirian Celeste Martins

2.10 | Imagens fotográficas como dispositivo na formação de professores de artes visuais

Roseane Martins Coelho

2.11 | Instituto Federal Farroupilha – Campus Panambi: agenciamentos que movimentam uma docência

Marli Simionato Possebon

Sobre os/as autores/as

Créditos

Carregando...