Título | Da Antiguidade à Redescoberta das Leis de Mendel |
---|---|
Subtítulo | Não |
Autor(es) | Luiz Augusto Salles das Neves |
Editora/Selo | Editora UFSM |
Assunto Principal | Hibridação de plantas, ciência, história, biologia, botãnica, genética, hereditariedade, lei de mendel |
Assunto Secundário | Leis de Mendel |
Origem do Livro | Nacional |
Coleção | Não |
Número de Páginas | Não |
Acabamento | N/A |
Número da Edição | 1ª |
Ano da Edição | 2016 |
ISBN (SKU) | 9788573912531 |
Código de Barras | 9788573912531 |
Faixa Etária | Graduação, Pós-Graduação e outros |
Idioma | Português |
Número do Volume ou Tomo | Único |
Classificação Fiscal (NCM) | 49019900 |
Comprar na Apple | https://books.apple.com/br/book/id1511048135 |
Comprar no Scribd | N/A |
Sumário:
Apresentação
Introdução
Capítulo 1 – Um breve facho da Ciência e da História
O que se pode entender como Ciência?
Os fazedores de Ciência
As Universidades e as Sociedades Acadêmicas
Os Jardins Botânicos
Capítulo 2 – De Aristóteles a Louis Pasteur
A Aura Seminalis
A Geração Espontânea
Capítulo 3 – Os antecessores das Leis da Hereditariedade
Os antecessores de Mendel
Robert Hooke (1635–1703)
Nehemiah Grew (1641–1712)
Rudolf Jakob Camerarius (1665–1721)
Carl Von Linné (1707–1778)
Joseph Gohlieb Kölreuter (1733–1806)
Carl Friedrich Von Gärtner (1772–1850)
Thomas Andrew Knight (1759–1838)
John Goss (1787–1851) e Alexander Setton (1759–1853)
Capítulo 4 – Mendel e as Leis da Hereditariedade
O trabalho de Mendel: a Herança Particulada
Capítulo 5 – O esquecimento das Leis de Mendel
A relação Mendel–Darwin
Capítulo 6 – A redescoberta das Leis de Mendel e o início do século XX
Charles Darwin (1809–1882)
George John Romanes (1848–1894)
Hugo Marie De Vries (1848–1935)
As demais teorias
Herbert Spencer (1820–1903)
August Friedrich Leopold Weismann (1834–1914)
Hugo Marie De Vries, como redescobridor
Carl Correns (1864–1933)
Holmut Erich Von Tschermak-Seysenegg (1871–1962)
Willian Bateson (1861–1926)
Capítulo 7 – Considerações atuais sobre o trabalho de Mendel e sobre os ‘redescobridores’
Conclusão
Referências
Anexo A
O artigo de Mendel – Experiências sobre híbridos vegetais
Anexo B
Resumo cronológico da vida de Gregor Mendel
Apresentação | Arte, Educação e Cultura: para pensar o campo da pesquisa e da docência em artes visuais
1 | Arte e Cultura
1.1 | A cultura visual e a construção social da arte, da imagem e das práticas do ver
Raimundo Martins
1.2 | Audiovisual e antropologia: um casamento possível entre arte e ciência?
Luciana Hartmann
1.3 | Ser artesão e artista: considerações sobre o processo criativo artesanal
Vanessa Freitag
1.4 | Por uma escuta da obra de arte
Célia Maria de Castro Almeida
1.5 | Imagens do cinema, cultura contemporânea e o ensino de artes visuais
Alice Fátima Martins
1.6 | Somos aquilo que narramos: relações entre experiências vividas e objetos que habitam as casas
Henrique Lima Assis
1.7 | Krishnamurti e a Educação
Juliano Siqueira
1.8 | Sobre a necessidade permanente de (re)definir um campo de estudo quando nos referimos à cultura visual sob uma perspectiva pedagógica
Leonardo Charréu
2 | Docência, pesquisa e formação em artes visuais
2.1 | Pesquisar andarilho: pensar a docência desde outros lugares
Francieli Regina Garlet
2.2 | A arte no contexto da educação infantil
Silvia Sell Duarte Pillotto e Letícia Coneglian Mognol
2.3 | Arte da docência em Arte: desafios contemporâneos
Luciana Gruppelli Loponte
2.4 | Cartografias de uma tese em/sobre deslocamentos territoriais
Aline Nunes da Rosa
2.5 | O ensino de arte em espaços silenciosos da cultura visual
Jociele Lampert
2.6 | Formação de professor@s: ensino de arte e tecnologias contemporâneas
Lucia Gouvêa Pimentel
2.7 | Considerações sobre a construção do ideário da Arte Infantil
Rejane Galvão Coutinho
2.8 | Encontros e desencontros entre visualidades, ciência, gênero e humor
Irene Tourinho
2.9 | Travessias para fluxos desejantes do professor-propositor
Gisa Picosque e Mirian Celeste Martins
2.10 | Imagens fotográficas como dispositivo na formação de professores de artes visuais
Roseane Martins Coelho
2.11 | Instituto Federal Farroupilha – Campus Panambi: agenciamentos que movimentam uma docência
Marli Simionato Possebon
Sobre os/as autores/as
Créditos