O município de Santa Maria está situado na região central do estado do Rio Grande do Sul e apresenta uma flora rica em angiospermas nativas e naturalizadas. Mais ao Norte, apresenta uma vegetação preponderantemente de influência do Bioma Mata Atlântica. Ao Sul, Leste e a Oeste, apresenta maior influência do Bioma Pampa. Nesta verdadeira zona de contato entre dois biomas são encontradas cerca de 140 famílias de angiospermas.
O primeiro inventário da flora de Santa Maria foi publicado na década de 1960, nos anos de 1962 e 1965, pelo médico e professor da Universidade Federal de Santa Maria Romeu Beltrão. Cinquenta e cinco anos após a publicação da primeira "Flórula", temos orgulho de apresentar a "Flora de Santa Maria Revisitada".
Neste primeiro volume, inicialmente é feita uma apresentação do histórico da Flora de Santa Maria, do herbário SMDB e de Romeu Beltrão. Em seguida, são tratadas 27 famílias de angiospermas e um total de 393 espécies nativas e naturalizadas do município. São fornecidas breves descrições das famílias e comentários sobre as espécies, chaves para identificação das espécies registradas para Santa Maria, bem como fotos de dezenas de espécies. Essa obra contou com o entusiasmo, conhecimento e trabalho de estudantes, técnicos, professores e pesquisadores. Um grande esforço em equipe de pessoas que amam plantas, para que o leitor conheça mais sobre as plantas de Santa Maria.