Este livro reúne um conjunto significativo de ensaios de renomados pesquisadores estrangeiros, traduzidos para a língua portuguesa, que vem contribuir para a discussão teórica sobre práticas artístico-literárias que demandam abordagens transdisciplinares inovadoras.
Trata-se da terceira coletânea organizada por membros do grupo de pesquisa Intermídia, que está registrado no diretório do CNPq e que busca consolidar no Brasil o campo dos estudos interartes e da intermidialidade. As duas primeiras coletâneas, publicadas em 2012, abriram espaço para a divulgação de pesquisa avançada nesse campo cuja repercussão nacional pode ser verificada na produção acadêmica, tanto docente quanto discente, que tem por objeto configurações consideradas intermidiáticas.
Os 12 ensaios que compõem este livro, precedidos de uma introdução de Solange Ribeiro de Oliveira, tratam de questões teóricas e de estudos de caso. As abordagens teóricas têm por foco a definição do conceito de mídia e de intermidialidade, o qual se encontra em constante revisão, as novas perspectivas de análise, os modelos de intermidialidade e os processos envolvidos na interação entre as mídias, como a combinação e a transformação. Entre esses processos, destaca-se a adaptação, noção que é reavaliada em dois ensaios da coletânea. Os estudos da relação entre artistas e escritores, palavras e imagens, literatura e pintura, cuja tradição já é conhecida, ganham novos contornos nos ensaios aqui publicados. Sob o viés dos estudos da intermidialidade, discute-se ainda a interação da música e da literatura, da arquitetura e da literatura, do cinema e das mídias digitais.
Este volume apresenta, portanto, um conjunto coerente e oportuno de refllexões em diálogo crítico com a produção moderna e contemporânea, que vem renovar nosso olhar sobre as múltiplas e diversas manifestações culturais marcadas pelo cruzamento das fronteiras.
Márcia Arbex