Seja bem-vindo à Editora UFSM!

Avaliação Institucional e Ação Política

O livro apresenta-se como uma discussão pertinente não só para os gestores públicos, mas, principalmente, para a comunidade universitária, que se depara com os desafios para qualificar as ações que permeiam os processos de ensinar, pesquisar e aprender. As pesquisas em avaliação apontam limites e compartilham experiências exitosas em Instituições de Ensino Superior públicas, federais, estaduais e comunitárias no Brasil, Argentina, Uruguai, Portugal e Angola.

Ebook
R$34,00
R$34,00
Descrição

As pesquisas em avaliação apontam limites e compartilham experiências exitosas em Instituições de Ensino Superior públicas, federais, estaduais e comunitárias no Brasil, Argentina, Uruguai, Portugal e Angola.

Informação Adicional
Título Avaliação Institucional e Ação Política
Subtítulo Múltiplas realidades na educação superior
Autor(es) Glades Tereza Felix e Denise Leite (Orgs.)
Editora/Selo Editora UFSM
Assunto Principal Educação, ensino superior, avaliação institucional, política educacional
Assunto Secundário Não
Origem do Livro Nacional
Coleção Não
Número de Páginas 356 Pág.
Acabamento N/A
Número da Edição
Ano da Edição 2021
ISBN (SKU) 9786557160411
Código de Barras 9786557160411
Faixa Etária Graduação, Pós-Graduação e outros.
Idioma Português
Número do Volume ou Tomo Único
Classificação Fiscal (NCM) 49019900
Comprar na Apple Não
Comprar no Scribd N/A
Sumário

Sumário

Prefácio

Apresentação

Autores

1 | Avaliação dos resultados da educação superior brasileira: uma comparação internacional

Julio Cesar Godoy Bertolin

2 | De la Evaluación Institucional a la acreditación Mercosur (Arcusur) en la Universidad de la República, Uruguay. Desafíos e impactos

Ernesto Domínguez

3 | Evaluación interna: propuestas de buenas prácticas en ins-tituciones universitarias

Susana Celman e Milagros Rafaghelli

4 | Un primer paso: la autoevaluación participativa. Caso: Ipes – Anep

Laura Domínguez e Nancy Peré

5 | Avaliação institucional: perspectivas da avaliação de currículo na educação superior

Clarice Monteiro Escott

6 | Políticas de avaliação institucional para a educação superior brasileira pós-LDB: apontando contradições nas práticas

Elizeth Gonzaga dos Santos Lima

7 | Contributos para a avaliação institucional: o estudo da satisfação profissional dos académicos do ensino superior

Maria de Lourdes Machado-Taylor e Odília Maria Rocha Gouveia

8 | Trabalho académico em Portugal: o que há de novo no campo?

Teresa Carvalho, Rui Santiago e Sofi a Bruckmann

9 | Una ruptura del aislamiento docente en el aula investigación evaluativa de una experiencia educativa

Mabela Ruiz Barbot, Graciela Plachot e Jorge Barceló

10| La acreditación de los profesorados universitarios en la Argentina. Situación actual y desafíos

Sonia Marcela Araujo

11| Avaliação institucional participativa: uma ação política no espaço público

Glades Tereza Felix, Ana Paula dos Santos Ferraz, Clarissa Corrêa Fortes e Rose Carla Mendes Oleques

12| Instrumento para avaliação de cursos de ensino a distância(Ead)

Lisiane Pellini Faller e Cláudia Medianeira Cruz Rodrigues

13| Avaliação institucional no ensino superior em Angola: um olhar à luz das perspetivas burocrática, política e institucional

Eugénio Alves da Silva e Maria da Conceição Barbosa Mendes

Carregando...