O livro resulta da colaboração de investigadores brasileiros, portugueses, uruguaios e espanhóis ligados à historiografia e à sociologia, à ciência política e aos estudos europeus, aos estudos da comunicação e aos estudos artísticos. São catorze textos dedicados a análises acerca das ditaduras, das transições e suas consequências para a democracia em Portugal, Espanha, Brasil e noutros Estados do Sul da América. Foram abordadas as ditaduras estruturadas ao logo do século XX, as mudanças e permanências políticas verificadas por via revolucionária ou através de transições negociadas; evoluções ocorridas em países de desenvolvimento intermédio e em países subdesenvolvidos; estratégias transicionais e políticas de memória muito ou pouco presentes ou ausentes, objetivantes ou ideológicas, inclusivas ou fraturantes.
Os autores dos diversos capítulos deste Brasil e Portugal: ditaduras e transições para a democracia adotam pressupostos deontológicos e epistemológicos, conceitos teóricos e metodologias diferentes. O livro pretendeu ilustrar pelo menos parte da pluralidade de abordagens disciplinares e científico-ideológicas atualmente existentes. Ressalta-se que não são retratadas leituras negacionistas – encaradas como essencialmente não científicas e não historiográficas.
O evento e a obra somente foram possíveis pela colaboração entre a Universidade Federal de Santa Maria e a Universidade de Coimbra, Portugal, especificamente da Reitoria e da Pró-Reitoria de Extensão da UFSM, do Curso e Departamento de História da UFSM, do Departamento de Turismo da UFSM, do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo da UFSM, do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH/UFSM), do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH/UFSM), do Centro de Processamentos de Dados (CPD/UFSM), do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS20/UC), do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC); da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT); do Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (DHEEAA/FLUC).