Seja bem-vindo à Editora UFSM!

A psicologia jurídica e as suas interfaces

Esta obra visa a apresentar um panorama da Psicologia Jurídica, por meio da discussão de temas atuais na intersecção entre Psicologia e Direito.
Ebook
R$24,90
R$24,90


  Compre na Amazon: Clique aqui

  Compre na Apple: Clique aqui

  Compre no Google: Clique aqui

Descrição
Esta obra visa a apresentar um panorama da Psicologia Jurídica, por meio da discussão de temas atuais na intersecção entre Psicologia e Direito. Perícias e documentos psicológicos, socioeducação de adolescentes em conflito com a lei, alienação parental, disputa de guarda, avaliações no âmbito trabalhista e avaliação de suspeita de abuso sexual são assuntos abordados na interface com o Direito Civil. Na esfera do Direito Penal, são contempladas a Criminologia, a avaliação da psicopatia em mulheres e a análise dos comportamentos comunicativos. A Psicologia Jurídica não pode ser definida a partir de algumas poucas modalidades de interlocução com o Direito. As diferentes interfaces entre essas áreas do conhecimento revelam-se amplas e dinâmicas. Pressupõem, sobretudo, um diálogo com outras áreas do saber, a exemplo da Fonoaudiologia Forense, da Neurociência, do Serviço Social e da Sociologia Jurídica. Dessa forma, torna-se importante que estudantes de graduação e pós-graduação de Psicologia, Direito, bem como de outros cursos afins, possam conhecer, de forma mais aprofundada, as citadas interlocuções. Uma apresentação clara e atualizada dessas interfaces que a Psicologia Jurídica vem estabelecendo nas últimas décadas é a proposta central desta obra. Embasar futuros avanços relacionados a essa abrangente e diversificada área do conhecimento é ainda um dos objetivos mais específicos deste trabalho. Ao longo dos diferentes capítulos que o constituem, os autores não apenas problematizam questões pertinentes, como também discutem caminhos. Mais do que informar, este trabalho pretende, portanto, gerar novos e oportunos percursos relacionados à prática e à pesquisa na esfera da Psicologia Jurídica.
Informação Adicional
Título A psicologia jurídica e as suas interfaces
Subtítulo um panorama atual
Autor(es) Silvio José Lemos Vasconcellos e Vivian De Medeiros Lago (Orgs.)
Editora/Selo Editora UFSM
Assunto Principal Psicologia Jurídica, Psicologia, Direito, Direito Civil, Direito Penal
Assunto Secundário Não
Origem do Livro Nacional
Coleção Não
Número de Páginas Não
Acabamento N/A
Número da Edição
Ano da Edição 2016
ISBN (SKU) 9788573912500
Código de Barras 9788573912500
Faixa Etária Graduação, Pós-Graduação e outros
Idioma Português
Número do Volume ou Tomo Único
Classificação Fiscal (NCM) 49019900
Comprar na Apple https://books.apple.com/br/book/id1511046107
Comprar no Scribd N/A
Sumário

Organizadores

Apresentação

Sobre os autores

Capítulo 1: As práticas de atuação do psicólogo no contexto jurídico (Vivian de Medeiros Lago e Tauany Brizolla Flores do Nascimento)

Capítulo 2: Elaboração de documentos psicológicos no contexto forense (Sonia Liane Reichert Rovinski)

Capítulo 3: Perícia psicológica no direito do trabalho (Helena Diefenthaeler Christ)

Capítulo 4: Relacionamento parental em situações de disputa de guarda: o que avaliar? (Vivian de Medeiros Lago e Denise Ruschel Bandeira)

Capítulo 5: Alienação parental: uma análise psicojurídica (Victoria Muccillo Baisch e Lilian Milnitsky Stein)

Capítulo 6: Sete erros na avaliação de situações de abuso sexual contra crianças e adolescentes (Cátula da Luz Pelisoli, Débora Dalbosco Dell’Aglio e Steve Herman)

Capítulo 7: A Psicologia na socioeducação de adolescentes: (Analice Brusius e Magale de Camargo Machado)

Capítulo 8: Incompreensões sobre a mente criminosa e as suas implicações éticas e jurídicas (Silvio José Lemos Vasconcellos, Roberta Salvador Silva, Thiago Ferreira Mucenecki e Jaíne Foletto Silveira)

Capítulo 9: Psicopatia: um olhar sobre a população feminina e suas implicações jurídicas (Fernanda de Vargas, Fernanda Xavier Hoffmeister, Priscila Flores Prates e Silvio José Lemos Vasconcellos)

Capítulo 10: Análise do comportamento comunicativo – ACC: investigando pistas de dissimulação em depoimentos (Rui Mateus Joaquim e Mônica Azzariti)

Créditos

Carregando...