O trabalho é uma intervenção dos seres humanos no ambiente e existe desde que esses passaram a produzir, metabolizando suas condições de existência. Esse argumento já contém implícita a explicação do que é o ser humano: é o seu trabalho, uma vez que, pelo trabalho, de modo intencional e objetivado, produz condições para sua vida e, ao mesmo tempo, se autoproduz, elaborando sua historicidade e sociabilizando-se. Como essa intervenção no ambiente não é natural, pois se aprende a trabalhar, é possível também compreender-se que há uma relação intrínseca entre educação e trabalho, constituidora do ser humano que, ao trabalhar, produz-se humano e, em contínuo, educa-se. São essas as dimensões ontológicas e históricas da relação trabalho e educação. Os sujeitos, então, se autoproduzem, em decorrência do trabalho, reconhecendo-se humanos, produzindo historicidade. Nesse processo, demasiadamente social, a educação está em consonância com o social, tanto o reproduzindo, quanto se apresentando crítica e subsidiando a resistência. Especialmente no momento histórico atual, a educação pode ser um espaço e um tempo de resistência. Entretanto, por não ser pauta primordial de investimentos de toda ordem, parece subsumir-se aos movimentos políticos cotidianos. Nesse sentido, com o intuito de pôr em relevo a relação entre educação e trabalho como subsídio para discutir-se a educação, a escola, o momento político atual, reuniu-se neste compêndio textos de diversos autores que se dedicam a esse tema. Provenientes das diversas regiões brasileiras e do México, os autores, como se abordará a seguir, têm em comum analisar a educação, o social, os seres humanos a partir da relação educação e trabalho.
Título | Educação e trabalho em tempos de intervenção reguladora do capital |
---|---|
Subtítulo | Não |
Autor(es) | Liliana Soares Ferreira, Célia Tanajura Machado, Luiza Da Silva Braido (Org.) |
Editora/Selo | Editora UFSM |
Assunto Principal | Educação e trabalho, Relação, Capital, Intervenção reguladora |
Assunto Secundário | Classes, Capitalismo, educação |
Origem do Livro | Nacional |
Coleção | Não |
Número de Páginas | Não |
Acabamento | N/A |
Número da Edição | 1ª |
Ano da Edição | 2020 |
ISBN (SKU) | 9786557160077 |
Código de Barras | 9786557160077 |
Faixa Etária | Graduação, Pós-Graduação e outros. |
Idioma | Português |
Número do Volume ou Tomo | Único |
Classificação Fiscal (NCM) | 49019900 |
Comprar na Apple | https://books.apple.com/br/book/id1512829987 |
Comprar no Scribd | N/A |
APRESENTAÇÃO
PREFÁCIO
PARTE I – EDUCAÇÃO E TRABALHO NO BRASIL E NO MUNDO
Capítulo I
A PRECARIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E CONSTITUIÇÃO DO PSIQUISMO: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
Fernando Wolff Mendonça e Adriana de Fátima Franco
Capítulo II
CONTRATOS TEMPORÁRIOS E PRECARIZAÇÃO: EFEITOS NO TRABALHO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Liliana Soares Ferreira, Célia Tanajura Machado, Luiza da Silva Braido e Letícia Ramalho Brittes
Capítulo III
FORMAÇÃO SINDICAL: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS COMISIONES OBRERAS (CCOO) DA ESPANHA E A CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES (CUT) DO BRASIL
Paulo Sergio Tumolo
Capítulo IV
‘SO GOODBYE YELLOW BRICK ROAD…’ LAS POLÍTICAS DE ACREDITACIÓN Y EL DESAFÍO DE LA EMPLEABILIDAD EN MÉXICO
Jaime Moreles Vázquez
Capítulo V
NOTAS PARA UMA ABORDAGEM ONTOLÓGICA DAS RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO, QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E REPRODUÇÃO SOCIAL
Jorge Luis Cammarano González
PARTE II – CLASSES, CAPITALISMO E EDUCAÇÃO NO BRASIL
Capítulo VI
MUDANÇAS NO PAPEL DO ESTADO E POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE MERCADIFICAÇÃO DE TUDO
Vera Maria Vidal Peroni
Capítulo VII
ESTADO E CLASSES SOCIAIS NO CAPITALISMO GLOBALIZADO
Marcos Vinícius Pansardi
Capítulo VIII
MANIFESTAÇÕES ATUAIS DA MERCADORIA-EDUCAÇÃO NO BRASIL
Sandra Luciana Dalmagro, Luciana Pedrosa Marcassa, Soraya Franzoni Conde, Adriana D’Agostini e Célia Regina Vendramini
Capítulo IX
A DIVISÃO DO TRABALHO NA ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA: IMPASSES E PERSPECTIVAS PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR – OS ESPECIALISTAS EM QUESTÃO
Sueli Menezes Pereira
Capítulo X
A EDUCAÇÃO E O TRABALHO NO CONTEXTO DOS NOVOS PROCESSOS SOCIAIS NO CAPITALISMO DE HOJE
Lindomar Wessler Boneti
Sobre os autores