Seja bem-vindo à Editora UFSM!

Formação e Experiências de Docência em Filosofia

O livro oferece reflexões sobre formação docente em Filosofia a partir do olhar daquelas e daqueles que estão diretamente envolvidas/os com o tema – docentes e discentes de cursos de licenciatura em Filosofia de diferentes universidades brasileiras.

Ebook
R$24,80
R$24,80


  Compre na Amazon: Clique aqui

  Compre na Apple: Clique aqui

  Compre no Google: Clique aqui

Descrição

O livro oferece reflexões sobre formação docente em Filosofia a partir do olhar daquelas e daqueles que estão diretamente envolvidas/os com o tema – docentes e discentes de cursos de licenciatura em Filosofia de diferentes universidades brasileiras. Reúne textos dos/as organizadores/as e de professores e professoras na forma de relatos de experiência, que são uma forma de expressão bastante usual nas áreas de Ensino e de Educação, mas pouco encontrada nos textos de Filosofia. A obra oferece uma amostra das inúmeras experiências vivenciadas nos cursos de licenciatura em Filosofia e relatadas por seus próprios autores e autoras.

Informação Adicional
Título Formação e Experiências de Docência em Filosofia
Subtítulo Não
Autor(es) Elisete Medianeira Tomazetti, José Benedito de Almeida Júnior, Patrícia Del Nero Velasco (Orgs.)
Editora/Selo Editora UFSM
Assunto Principal Filosofia, Docência, Ensino, Formação, Experiências
Assunto Secundário Não
Origem do Livro Nacional
Coleção Não
Número de Páginas 168 pág.
Acabamento N/A
Número da Edição
Ano da Edição 2022
ISBN (SKU) 9786557160688
Código de Barras 9786557160688
Faixa Etária Graduação, Pós-Graduação e outros
Idioma Português
Número do Volume ou Tomo Único
Classificação Fiscal (NCM) 49019900
Comprar na Apple https://books.apple.com/br/book/id6443508385
Comprar no Scribd N/A
Sumário

Sumário:

 

Prefácio

TECENDO E FORTALECENDO ESPAÇOS DO FILOSOFAR E DO ENSINAR A FILOSOFAR

Joana Tolentino

 

APRESENTAÇÃO

Elisete Medianeira Tomazetti, José Benedito de Almeida Júnior e Patrícia Del Nero Velasco

 

Capítulo 1

O QUE PENSAMOS NÓS, FORMADORES/AS DE PROFESSORES/AS, SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE EM FILOSOFIA?

Patrícia Del Nero Velasco

 

Capítulo 2

ESTÁGIO EM FILOSOFIA E PRÁTICAS DE EXPERIÊNCIA DE SI (DOCENTE)

Elisete Medianeira Tomazetti

 

Capítulo 3

AUTONOMIA E MOTIVAÇÃO: DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE

José Benedito de Almeida Júnior

 

Capítulo 4

HABITAR FILOSOFICAMENTE A LICENCIATURA EM FILOSOFIA

Lara Sayão

 

Capítulo 5

FILOSOFIA E CONSCIÊNCIA NEGRA: DESCONSTRUINDO O RACISMO

Rodrigo Marcos de Jesus

 

Capítulo 6

CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA DA UEL: UM RELATO DE AÇÕES

Américo Grisotto

 

Capítulo 7

RELAÇÃO APRENDER E ENSINAR COMO EXPERIÊNCIA: TRILHANDO CAMINHOS FORMATIVOS

Maria Reilta Dantas Cirino

 

Capítulo 8

ENSINO DE FILOSOFIA: PESQUISA, PRÁTICA E ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FILOSOFIA PARA O ENSINO MÉDIO

OU

A INDOMÁVEL LICENCIATURA

José Teixeira Neto

 

Capítulo 9

PRÁTICAS FORMATIVAS VIVENCIADAS NO CURSO DE FILOSOFIA DA UFAM: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO, PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Valcicléia Pereira da Costa, Deodato Ferreira da Costa, Pedro Rodolfo Fernandes da Silva e José Belizário Neto

 

Capítulo 10

RELATO DE EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DOCENTE EM ENSINO DE FILOSOFIA

André Luis La Salvia

 

Capítulo 11

ENSINO DE FILOSOFIA E O USO DE MAPAS CONCEITUAIS COM ESTUDANTES SURDOS NO ENSINO MÉDIO

Edson Teixeira de Rezende, Geraldo Balduino Horn e Ademir Aparecido Pinhelli Mendes

 

Capítulo 12

O QUE É PRECISO PARA SER UM “BOM” PROFESSOR DE FILOSOFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL?

Luciana Xavier de Castro e Rones Aureliano de Sousa

 

Posfácio

LUGARES PARA A FILOSOFIA

Paula Ramos de Oliveira

 

QUEM SOMOS

CRÉDITOS

Carregando...