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Midiatização das drogas

O livro faz uma análise profunda das estratégias discursivas e dos efeitos de sentido produzidos pelas campanhas sobre drogas veiculadas na mídia, por meio da análise da campanha "As drogas matam de várias maneiras. Aprenda a viver sem elas", realizada pela ONG Comunidade Terapêutica Dia (CTDia) e pela agência de publicidade OpusMúltipla, ambas com sede na cidade de Curitiba no Paraná.
Livro Impresso
R$45,00
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Descrição
Apoiado na Semiótica Discursiva e na Análise de Discurso de linha francesa, o autor analisa os recursos discursivos utilizados pelo enunciador, com vistas a produzir efeitos de sentidos e convencer o enunciatário por meio de "textos/discursos". Esclarecimentos importantes sobre ideologia subjacente ao discurso que mobiliza sentidos de "combate às drogas" também são trazidos.
Informação Adicional
Título Midiatização das drogas
Subtítulo análise discursiva de uma campanha publicitária
Autor(es) Arnaldo Chagas
Editora/Selo Editora UFSM
Assunto Principal Publicidade, Campanha Publicitária - Drogas,Drogas
Assunto Secundário Não
Origem do Livro Nacional
Coleção Não
Número de Páginas 240 Pág.
Acabamento Não
Número da Edição
Ano da Edição 2012
ISBN (SKU) 9788573911763
Código de Barras 9788573911763
Faixa Etária Graduação, Pós-Graduação e outros.
Idioma Português
Número do Volume ou Tomo 1
Classificação Fiscal (NCM) 49019900
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Sumário

1 Apresentação

 

2 Aproximações teóricas

2.1 Campos sociais e a problemática do sentido

2.2 As drogas como fenômeno multifacetado

2.3 Midiatização dos campos sociais: “pontos de contato” entre o campo midiático e os campos sociais

2.4 Marketing social operador da midiatização da droga

2.4.1 Terceiro setor e marketing social: articulações entre CTDia e OpusMúltipla

 

3 Campanhas de prevenção: algumas ­dimensões sócio-históricas

3.1 Aspectos sócio-históricos da política antidrogas e as drogas como questão social

3.2 A regulamentação e a política de drogas no Brasil

3.3 A construção da política proibicionista de prevenção e o uso de campanhas como recurso de “War on Drugs

3.4 Algumas dimensões teóricas sobre campanhas de prevenção no contexto brasileiro: apcd e CTDia

 

4 A midiatização das drogas através da ­campanha da CTDia

4.1 Um esboço de intervenção

4.2 Fluxogramas da CTDia e da OpusMúltipla: estrutura de funcionamento

4.3 Um breve histórico da campanha: entrelaçamentos e tensionamentos entre a CTDia e a OpusMúltipla

4.4 A campanha publicitária da CTDia e seu processo produtivo

4.5 Criação e funcionamento da Oficina de Comunicação ­Integrada: explicando o processo de produção

4.6 Os bastidores da campanha

4.7 O trabalho das oficinas no âmbito da Oficina de Comunicação Integrada

4.8 A mídia dentro da mídia: o dvd promocional da CTDia e os bastidores da campanha

4.9 Quando os pacientes viram produtores de estratégias

4.10 Processo produtivo: uma campanha e a multiplicidade de peças

4.10.1 Filmes

4.10.2 Música

4.10.3 Anúncios

4.10.4 Cartazes: “É como as drogas: arriscado, mas muita gente embarca

4.10.5 Outdoors

4.10.6 Desenhos em quadrinhos

4.10.7 Website

 

5 Análise discursiva dos produtos ­midiáticos da campanha

5.1 Leitura sobre os produtos da campanha

5.2 Análise da peça considerada mais completa da campanha: Rap “CTDia”

5.2.1 Investimentos temáticos figurativos e os conceitos de FI e FD

5.3 O slogan da campanha e a logomarca da CTDia: exercício de análise

5.3.1 Slogan da campanha: análise sintática e morfológica do enunciado

5.3.2 O slogan da CTDia vinculado ao logotipo da ONG

5.4 Análise de um outdoor da campanha: relações de complementaridade entre texto visual e verbal

 

6 Considerações finais

 

Referências

 

Anexos

Anexo A − Empresas de mídia (parceiras que participaram da campanha da CTDia)

Anexo B – Premiações

Anexo C − Publicidades americanas “anti-maconha” –  Lei Seca

Anexo D − Outdoor: “Carro batido”

Anexo E − Outdoor 3: “Carro batido”

Anexo F − Anúncios de página dupla

Anexo F1 − Anúncio de página dupla: “Carro batido”

Anexo G − Mobiliários urbanos (anúncios fixados em ponto de ônibus em Curitiba, PR)

Anexo H − “Tijolinhos”: tiras para jornais e revistas

Anexo I − Cartaz: “Porta-copos” e bolachas de “porta-copos”

Anexo J − Cartaz para bares e restaurantes

Anexo K − OpusMúltipla é empresa solidária

Anexo L − Fichas técnicas das peças da campanha

Anexo M − Diário popular 03-12-06

Anexo N − Tribuna do Paraná 03-12-06

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