| Título | O Pragmatismo Político dos Ferroviários Sul-Rio-Grandenses |
|---|---|
| Subtítulo | Com foco histórico na cidade de Santa Maria |
| Autor(es) | João Rodolpho Amaral Flôres |
| Editora/Selo | Editora UFSM |
| Assunto Principal | Transporte ferroviário, História, Santa Maria (RS), Ferroviários, Cooperativismo, Viação férrea, Política, Ideologia, Cidadania, Greve |
| Assunto Secundário | Não |
| Origem do Livro | Nacional |
| Coleção | Não |
| Número de Páginas | 376 Pág. |
| Acabamento | N/A |
| Número da Edição | 1ª |
| Ano da Edição | 2009 |
| ISBN (SKU) | 9788573911220 |
| Código de Barras | 9788573911220 |
| Faixa Etária | Graduação, Pós-Graduação e outros |
| Idioma | Português |
| Número do Volume ou Tomo | 1 |
| Classificação Fiscal (NCM) | 49019900 |
| Comprar na Apple | Não |
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Introdução
1. Absenteísmo Político no Meio Ferroviário Gaúcho
1.1 Política e ideologias entre os ferroviários sul-riograndenses
1.2 O “Grevismo” como principal instrumento de luta
1.3 O cooperativismo ferroviário e o Estado-Providência
1.4 Política e assistencialismo
2. Cidadania e experiências políticas
2.1 Percepções políticas e sociais dos trabalhadores da VFRGS
2.1.1 As conjunturas políticas e os espaços da cidadania
2.1.2 Os ferroviários e o trabalhismo
2.1.3 O anarquismo e o comunismo entre os ferroviários
2.1.4 Os ferroviários e o anticomunismo
2.2 A retomada dos movimentos paredistas
3. Atuação Política dos Ferroviários Pós-1945
3.1 As inscrições políticas dos ferroviários no âmbito parlamentar
3.2 A União dos Ferroviários Gaúchos (UFG)
3.2.1 Organização e mobilização política
3.2.2 A significação das greves de 1954 e 1957
3.2.2.1 Desdobramentos da grande paralisação de 1954
3.2.2.2 A greve final
3.2.3 Obstáculos e limitações para a atuação da UFG
3.2.4 O Departamento Feminino da UFG: mulheres de ferroviários na luta
3.3 Os ganhos trabalhistas e sociais
4. Política e Profissão: A nova “Realidade Contristadora”
4.1 O encerramento do ciclo varguista e a crise ferroviária
4.2 A federalização da VFRGS em 1957
4.3 A “Classe ferroviária ao final da década de 1950
4.3.1 A exaustão do mutualismo ferroviário
4.3.2 Labor profissional e atitudes políticas em “transição”
4.4 A privatização e a extinção da RFFSA
Conclusão
Referências e Obras Consultadas