Seja bem-vindo à Editora UFSM!

Territórios da Prática Filosófica

Este livro foca-se na determinação do lugar da disciplina no currículo – e na própria adequação deste à demanda brasileira – e na questão das linguagens que se interceptam na produção e no ensino da filosofia – questão, esta, estratégica na organização do material didático.
Livro Impresso
R$27,00
R$27,00
Descrição
Os textos presentes nesta obra se compõem em uma ampla bibliografia de ensaios, coletâneas e artigos de revistas que tratam das concepções de filosofia, dos supostos e pressupostos de seu ensino e da inserção cultural da disciplina almejando sua efetivação curricular. O leitor encontrará, neste livro, textos que se dedicam a pensar o ensino da Filosofia, a aprendizagem em Filosofia, as relações da Filosofia com a cultura dos jovens e suas implicações para a Filosofia na escola, a inclusão da Filosofia em exames vestibulares na universidade, as questões políticas do ensino da Filosofia; em suma,esta obra é um convite ao pensamento e à ação, um convite a somar-se a este imenso trabalho coletivo que temos pela frente no Brasil contemporâneo: a construção de um trabalho com Filosofia na educação média brasileira que efetivamente valha a pena, que signifique um investimento na possibilidade do pensamento autônomo, na emancipação intelectual de nossos jovens.
Informação Adicional
Título Territórios da Prática Filosófica
Subtítulo Não
Autor(es) Elisete Tomazetti, Simone Gallina (Org.)
Editora/Selo Editora UFSM
Assunto Principal Filosofia, Educação, Ensino de filosofia
Assunto Secundário Não
Origem do Livro Nacional
Coleção Não
Número de Páginas 190 Pág.
Número da Edição
Ano da Edição 2009
ISBN 9788573911138
Código de Barras 9788573911138
Faixa Etária Graduação, Pós-Graduação e outros.
Idioma Português
Número do Volume ou Tomo Único
Classificação Fiscal (NCM) 49019900
Sumário

Apresentação

Elisete M. Tomazetti  e Simone F. S. Gallina

 

Prefácio

Prof. Dr. Sílvio Gallo

 

Ensino e Aprendizagem em Filoso?a: Possibilidades a Partir de Diferentes Linguagens

Elisete M. Tomazetti

 

Problematização de Alguns Pressupostos do Ensino de Filoso?a para Jovens

Renata Lima Aspis

 

Plano de Curso como Espaço Nômade

Adriane da Silva Cavalcanti

 

As Injunções do Filosofar

Albertinho Luiz Gallina

 

Análise Lógico-argumentativa nos Processos Seletivos da Universidade Federal de Santa Maria

Frank Thomas Sautter

 

Filoso?a, Laicidade e Secularização

Adriana Mattar Maamari

 

Entre Teoria/Prática: Problemas e Experimentações

Simone Freitas da Silva Gallina

 

O Pensar por Relações e a Investigação Analógica: Possibilidades para o Ensino de Filoso?a

Altair Alberto Fávero

 

Jovem-adolescente e as Transformações na Subjetividade

Adriano Machado Oliveira

 

Qual a Relação do Ensino de Filoso?a com a Cultura Juvenil?

Elisete M. Tomazetti e Simone F. S. Gallina

Carregando...