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Trens na Memória

Este livro presta-se a resgatar informações das origens e dos episódios importantes do passado ferroviário brasileiro, bem como da situação presente deste transporte, através de uma narrativa da evolução das atividades ferroviárias nos principais países do mundo, a partir de meados do século XIX. Em tal contexto, situa o devir ferroviário do Brasil, interpretado pelas ações politicas do viés estatal, em seus propósitos de estabelecer no Império uma rede de linhas férreas voltadas a integrar distintas regiões.
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Descrição
Cenários de implantação das ferrovias no mundo, a partir do século XIX, projetos e construções das pioneiras estradas férreas no Brasil, incluindo-se entre elas as do Rio Grande do Sul, constituem o mote desta narrativa. No Rio Grande do Sul foram determinantes para a superação do agrarismo e cruciais como meio de modernidade tecnológica, já na primeira metade do século XX. Em tal contexto, a cidade de Santa Maria se constituiu no seu principal polo de serviços, como local de oficinas e interseção de linhas, onde transitavam trens de todos os quadrantes. Trens que fizeram a diferença positiva no progresso nacional e sul rio-grandense. Por isso, eles ainda povoam nossas memórias e fazem parte dos nossos bons sentimentos.
Informação Adicional
Título Trens na Memória
Subtítulo Num longo tempo, entre trajetórias público-privadas, fatos da História Ferroviária Brasileira e Sul-Rio-Grandense
Autor(es) João Rodolpho Amaral Flôres
Editora/Selo Editora UFSM
Assunto Principal História Ferroviária Brasileira e Sul-Rio-Grandense
Assunto Secundário Cenário de implantação das ferrovias no mundo- projeto e construções das pioneiras estradas férreas no Brasil.
Origem do Livro Nacional
Coleção Não
Número de Páginas 320 Pág.
Acabamento N/A
Número da Edição 1
Ano da Edição 2017
ISBN (SKU) 9788573912920
Código de Barras 9788573912920
Faixa Etária todas
Idioma Português
Número do Volume ou Tomo Único
Classificação Fiscal (NCM) 49019900
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Sumário

Apresentação
Introdução
1. Os transportes ferroviários e sua acepção histórica
1.1 Novas tecnologias, transformações do trabalho e profusão civilizatória
1.2 As artes ferroviárias pioneiras: tempos de ‘modernidade’
2. Ações precursoras, constituição e expansão da malha ferroviária no Brasil
2.1 A política imperial e os planos de modernização da infraestrutura nacional
2.2 Legislação, questões técnicas e as primeiras empresas ferroviárias do Brasil
2.3 A importância das ferrovias paulistas
2.4 Os transportes ferroviários na República e a crise na década de 1950
3. O sistema ferroviário no Brasil meridional
3.1 O cenário econômico e geopolítico do Sul e os planos ferroviários
3.2 As ferrovias no Rio Grande do Sul
3.3 A Compagnie Auxiliaire e a interligação das ferrovias gaúchas
3.4 Os recintos ferroviários no Rio Grande do Sul
3.5 A autarquia VFRGS entre 1920/1954
3.6 VFRGS e RFFSA: reversão, federalização e privatização 1954/1990
4. Santa Maria e suas representações ferroviárias
4.1 Subsídios históricos da cidade e a estrutura operacional da VFRGS
4.1.1 O parque de serviços da ferrovia
4.1.2 Vivências na ‘beira da linha’: as vilas e os bairros operários
4.2 A ferrovia e suas decorrências políticas e econômicas
4.3 Os trens, a educação e a cultura
4.4 Os termos ferroviários, as regularizações e os arranjos urbanos em Santa Maria
4.5 O crescimento da ‘cidade ferroviária’ e suas questões sociais
5. Tempo presente: do cenário ferroviário brasileiro atual
5.1 Perspectivas ferroviárias para trajetos de médio e longo cursos
5.2 Opções remanescentes do transporte ferroviário de pessoas
Considerações finais
Referências

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