Seja bem-vindo à Editora UFSM!

Discursos do Corpo na Arte - Volume III

Ao unir Corpo e Arte pela via do discurso e da ciência, sob a pluralidade de perspectivas conceituais, nos conectamos, em determinados tempos e espaços sem, no  entanto, desconectar-nos da imensidão do ser, da imensidão poética e da imensidão reflexiva, igualmente inesgotáveis.

Ebook
R$33,00
R$33,00
Descrição

Corpo e Arte. Por qualquer lado que se aborde tal empreitada epistemológica o resultado será fragmentado. Corpo e Arte, aquém e além da possibilidade de representação.  Corpo e Arte como sinônimo de vida, como sinônimo do tempo, incluindo Chronos, Kairós e Aión. Corpo e Arte como território da criação, cuja fonte  inesgotável continua jorrando ao longo da história pela esteira do tempo e, com sua imensidão, vem conectando o ser humano, em sua potência numinosa, produtora de  sentido, de estética e de conhecimento. Ao unir Corpo e Arte pela via do discurso e da ciência, sob a pluralidade de perspectivas conceituais, nos conectamos, em  determinados tempos e espaços sem, no entanto, desconectar-nos da imensidão do ser, da imensidão poética e da imensidão reflexiva, igualmente inesgotáveis.

Nesse terceiro volume decidimos abrir o tempo e, por essa escolha, dialogamos com Chronos sem, no entanto, seguir sua ordem. Recebemos e apresentamos cada  capítulo como um mundo autônomo. Cada capítulo como um planeta do universo Corpo Arte, cuja(s) órbita(s), relações e sentidos ficam por serem traçados pelo imaginário  de cada leitor e de cada leitora. Intencionamos com essa escolha gerar espaços vazios e a porosidade necessária à potencialização da teia da imaginação e à  construção do pensamento vivo que verdadeiramente permita e provoque que a singularidade de cada um e de cada leitura possa flutuar, atuar e criar.

Sobre os organizadores:


Enéias Tavares é professor de Literatura Clássica na UFSM. é pesquisador do Laboratório Corpus e do PPGL UFSM, coordenador do projeto do Espaço Multidisciplinar  da UFSM Quarta Colônia. Tavares pesquisa storytelling transmídia e ministra workshops sobre escrita criativa, além de assinar a coluna sobre escrita criativa Bestiário  Criativo e a Webcomic A Todo Vapor! no portal CosmoNerd. Como ficcionista, é autor das séries transmídia Brasiliana Steampunk e A Todo Vapor!. Mais de sua  produção em www.eneiastavares.com.br.

Gisela Reis Biancalana é bacharel em Dança (1991) e licenciada (1993). Mestre (2001) e doutora (2010) em Artes UNICAMP. Professora adjunta do DAC/UFSM 1996- 2013. Professora do Curso de Dança/UFSM. Atua no PPGART/UFSM. é líder do grupo de pesquisas Performances: arte e cultura, vinculado ao CNPQ, e coordena o  Laboratório de Performance, Arte e Cultura (LAPARC). Realizou pós-doutorado na Universidade de Montfort, Inglaterra.


Mariane Magno é atriz, encenadora e pesquisadora. Mestre (2003) e doutora (2009) em Arte pela UNICAMP. Professora Associada 02 do DAC/UFSM. Coordenadora do Programa de Extensão Porta Aberta. Coordenadora do Projeto de Pesquisa Tempo e Espaço Remotos: Corpo Utópico, Voz Poética, Heterotopias, Laboratório de  Experimentação e de Composição Teatral e Outras Questões Epistemológicas. Líder do Grupo de Pesquisa Corpo, Imagem e Imaginação.

Informação Adicional
Título Discursos do Corpo na Arte - Volume III
Subtítulo Não
Autor(es) Enéias Farias Tavares, Gisela Reis Biancalana e Mariane Magno (Org.)
Editora/Selo Editora UFSM
Assunto Principal Arte, Corpo, Teatro, Performance, Literatura, Filosofia
Assunto Secundário Não
Origem do Livro Nacional
Coleção Não
Número de Páginas 290 pág.
Acabamento N/A
Número da Edição
Ano da Edição 2021
ISBN (SKU) 9786557160442
Código de Barras 9786557160442
Faixa Etária Graduação, Pós-Graduação e outros.
Idioma Português
Número do Volume ou Tomo Único
Classificação Fiscal (NCM) 49019900
Comprar na Apple Não
Comprar no Scribd N/A
Sumário

APRESENTAÇÃO
Enéias Farias Tavares, Gisela Reis Biancalana e Mariane Magno


VOZ: CORPO EM MANIFESTAÇÃO

Ernani Maletta

CORPO E PSIQUE NA VISÃO JUNGUIANA
Elisabeth Bauch Zimmermann

REDESENHOS POLÍTICOS DO CORPO: UMA ANÁLISE DE MODOS DE CIRCULAÇÃO E CONCEPÇÃO DA DANÇA ON E OFF-LINE
Elke Siedler


O CORPO EM PESQUISA DE CAMPO DENTRO DO MÉTODO BAILARINO-PESQUISADOR-INTÉRPRETE
Graziela Estela Fonseca Rodrigues e Larissa Sato Turtelli

QUEER CASES & STRANGE PICTURES: CORPOREIDADE E CRIMINALIDADE NOS ROMANCES DE ROBERT LOUIS STEVENSON E OSCAR WILDE
Enéias Tavares

MUNDOS QUE COLIDEM: CORPOREIDADE PAGÃ VERSUS CRISTIANISMO EM A VÊNUS DE ILLE, DE PROSPER MÉRIMÉE
Gérson Werlang

POÉTICA OU ESTÉTICA DO MÉTODO BPI: DESCRIÇÕES DE UM ESTUDO
Flávio Campos e Graziela Rodrigues

CONT@TO: O INDIVIDUAL E O COLETIVO EM PERFORMANCE ARTÍSTICA COLABORATIVA
Gisela Reis Biancalana

POSSÍVEIS CAMINHOS PARA PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO TEATRO COM CRIANÇAS
Diego de Medeiros Pereira

NÃO DIRIGIR PARA DIRIGIR: UMA DANÇA DINÂMICA PENSADA COMO METODOLOGIA DE ABORDAGEM, MOBILIZANDO UM PENSAMENTO E ABRINDO LACUNAS SOBRE O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE UMA ENCENAÇÃO
Mariane Magno

SOBRE OS AUTORES

Carregando...