Seja bem-vindo à Editora UFSM!

Dança Contempop

Neste livro, Odailso Berté descreve seus modos de (mo)ver-se pelos cenários das pedagogias culturais e apresenta uma instigante proposição de dança refletindo sobre como o fenômeno da estetização da cultura interpela o status das artes.
Livro Impresso
R$35,00
R$35,00
Ebook
R$24,50
R$24,50
Descrição
Das descrições realizadas, emerge a dança contempop, um entrecruzamento de dança contemporânea e cultura pop que enfatiza relações de afeto e prazer com diferentes artefatos culturais e articula procedimentos pedagógicos e criativos a partir da relação corpo–imagem. Ao narrar trechos de sua trajetória, o autor evidencia suas afeições por imagens de Frida Kahlo, Pina Bausch e Madonna, relacionando-as com compreensões vindas da filosofia, das ciências cognitivas, dos estudos culturais, das artes, da cultura visual e da educação. A obra é uma compreensão contemporânea e multidisciplinar que busca estimular posicionamentos críticos, criativos e performativos nos campos da dança, das artes em geral e da educação.
Informação Adicional
Título Dança Contempop
Subtítulo Corpos, afetos e imagens (mo)vendo-se
Autor(es) Odailso Berté
Editora/Selo Editora UFSM
Assunto Principal Arte, dança contemporânea, cultura popular
Assunto Secundário Não
Origem do Livro Nacional
Coleção Não
Número de Páginas 200 Pág.
Número da Edição
Ano da Edição 2015
ISBN (SKU) 9788573912401
Código de Barras 9788573912401
Faixa Etária Graduação, Pós-Graduação e outros
Idioma Português
Número do Volume ou Tomo Único.
Classificação Fiscal (NCM) 49019900
Sumário

DE RECANTOS, CORPOS E IMAGENS

INTRODUÇÃO

CAPÍTULO 1 | FRIDA KAHLO
CRIANDO COM AS EXPERIÊNCIAS DO CORPO

Experiências, afetos e imagens de Frida Kahlo

(Re)criando conhecimentos com a experiência

Corpo-sujeito

Imagens do corpo

Subjetividade do corpo

Filosofia na carne

Corpomídia

Percepção como pensamento e princípio da experiência........

Dançando experiências

 

CAPÍTULO 2 | PINA BAUSCH
INTERPELANDO OS MOVIMENTOS AFETIVOS DO CORPO NOS CENÁRIOS DAS PEDAGOGIAS CULTURAIS

Como o corpo se move e o que move o corpo

Criação e pedagogia através de perguntas

Pedagogias Culturais

Corpo, dança e prazer na escola

Considerando os afetos

Movimentos afetivos: dança, imagem e movimento

Nos movimentos afetivos, os investimentos afetivos

Movimentos afetivos, movimentos de uso e movimentos de dança

 

 

CAPÍTULO 3 | MADONNA
MODOS DE USAR IMAGENS E PRAZERES DA CULTURA POP

Nas trilhas de Madonna

Cultura de massa, cultura popular e imagem: as difamadas

Imagem como Medusa: algoz ou aliada?

Je suis l’art”: entre Madonas virgens, eróticas e ensandecidas

Arte e imagem: contrastes e valores de culto e exposição

Cultura Pop

Like a girl gone wild – corpos que dançam afetados pelo pop

O pop não poupa, o corpo dança com prazer

Express Yourself: Judson Dance Theater e Cultura Pop

 

CAPÍTULO 4 | DANÇA CONTEMPOP

CORPOS E IMAGENS (MO)VENDO-SE

Dançando com – Frida Kahlo – Imagens-artefatos

Dançando com – Pina Bausch – Imagens-ideias

Dançando com – Madonna – Imagens-ações

Fazer-pensar Dança Contempop: procedimentos de criação

(Mo)ver-se com imagens [artefato-ideia-ação]

Corpos e imagens “em chamas” na Ball Culture

Vogue: a dança através da relação corpo-imagem

Dança Contempop: posicionamentos performativos

CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS

Carregando...