Seja bem-vindo à Editora UFSM!

Arte, Educação e Cultura

Arte, Educação e Cultura pretende ser uma proposição aos profissionais da área da educação e da arte no sentido de suscitar questionamentos, instaurar dúvidas e desestabilizar certezas.
Livro Impresso
R$65,00
R$65,00
Ebook
R$45,50
R$45,50
Descrição
Essa obra pode servir como processo de interlocução, processo de mediação e, por que não, de apropriação. Essa publicação deflagra conceitos e aponta novas contribuições que podem servir aos estudantes e docentes da graduação e da pós-graduação das áreas da educação e da arte. A intenção foi de reposicionar o campo de estudo e propor outras vias 'na extremidade do nosso saber' e, assim, produzir outras formas para pensar a pesquisa, a leitura e a escrita.
Informação Adicional
Título Arte, Educação e Cultura
Subtítulo 2ª edição revista e ampliada
Autor(es) Marilda Oliveira de Oliveira (org.)
Editora/Selo Editora UFSM
Assunto Principal Arte, educação, ensino, cultura, formação de professores
Assunto Secundário Não
Origem do Livro Nacional
Coleção Não
Número de Páginas 368 Pág.
Acabamento N/A
Número da Edição 2ª edição revista e ampliada
Ano da Edição 2015
ISBN (SKU) 9788573912388
Código de Barras 9788573912388
Faixa Etária Graduação, pós graduação e outros.
Idioma Português
Número do Volume ou Tomo Único.
Classificação Fiscal (NCM) 49019900
Comprar na Apple Não
Comprar no Scribd N/A
Sumário

SUMÁRIO

Apresentação | Arte, Educação e Cultura: para pensar o campo da pesquisa e da docência em artes visuais

1 | Arte e Cultura

1.1 | A cultura visual e a construção social da arte, da imagem e das práticas do ver

Raimundo Martins

1.2 | Audiovisual e antropologia: um casamento possível entre arte e ciência?

Luciana Hartmann

1.3 | Ser artesão e artista: considerações sobre o processo criativo artesanal

Vanessa Freitag

1.4 | Por uma escuta da obra de arte

Célia Maria de Castro Almeida

1.5 | Imagens do cinema, cultura contemporânea e o ensino de artes visuais

Alice Fátima Martins

1.6 | Somos aquilo que narramos: relações entre experiências vividas e objetos que habitam as casas

Henrique Lima Assis

1.7 | Krishnamurti e a Educação

Juliano Siqueira

1.8 | Sobre a necessidade permanente de (re)definir um campo de estudo quando nos referimos à cultura visual sob uma perspectiva pedagógica

Leonardo Charréu

 

2 | Docência, pesquisa e formação em artes visuais

2.1 | Pesquisar andarilho: pensar a docência desde outros lugares

Francieli Regina Garlet

2.2 | A arte no contexto da educação infantil

Silvia Sell Duarte Pillotto e Letícia Coneglian Mognol

2.3 | Arte da docência em Arte: desafios contemporâneos

Luciana Gruppelli Loponte

2.4 | Cartografias de uma tese em/sobre deslocamentos territoriais

Aline Nunes da Rosa

2.5 | O ensino de arte em espaços silenciosos da cultura visual

Jociele Lampert

2.6 | Formação de professor@s: ensino de arte e tecnologias contemporâneas

Lucia Gouvêa Pimentel

2.7 | Considerações sobre a construção do ideário da Arte Infantil

Rejane Galvão Coutinho

2.8 | Encontros e desencontros entre visualidades, ciência, gênero e humor

Irene Tourinho

2.9 | Travessias para fluxos desejantes do professor-propositor

Gisa Picosque e Mirian Celeste Martins

2.10 | Imagens fotográficas como dispositivo na formação de professores de artes visuais

Roseane Martins Coelho

2.11 | Instituto Federal Farroupilha – Campus Panambi: agenciamentos que movimentam uma docência

Marli Simionato Possebon

Sobre os/as autores/as

Carregando...