São poucas as publicações dedicadas à teoria curricular no Brasil. Ainda mais raros são os estudos específicos como este. Assim, não é de estranhar que "Ensino de Filosofia" e Currículo, lançado em 2008, tenha esgotado sua primeira edição, um feito raro para um livro com esse título. Isso sugere que esse livro criou aos poucos seu próprio espaço na bibliografia brasileira sobre o tema, graças aos pontos de vista originais que apresenta sobre temas caros ao educador e ao professor de Filosofia: interdisciplinaridade e transversalidade curricular; epistemologia e currículo; filosofia e infância; relações entre história, método e problemas filosóficos; didática e pedagogia; entre outros, abordados sem que o contexto e a conjuntura da Educação no Brasil sejam desconsiderados. "Ensino de Filosofia e Currículo" é um título hoje incorporado na bibliografia brasileira sobre estudos curriculares e vem sendo crescentemente considerado como uma das contribuições mais relevantes para os estudos curriculares entre nós. Essa segunda edição foi amplamente revista, sendo acrescentado a ela um novo prefácio, que atualiza o livro.
Descrição
Informação Adicional
Título | Ensino de Filosofia e Currículo |
---|---|
Subtítulo | Não |
Autor(es) | Ronai Pires da Rocha |
Editora/Selo | Editora UFSM |
Assunto Principal | Filosofia; ensino; currículo |
Assunto Secundário | Não |
Origem do Livro | Nacional |
Coleção | Não |
Número de Páginas | 222 Pág. |
Acabamento | N/A |
Número da Edição | 2ª |
Ano da Edição | 2015 |
ISBN (SKU) | 9788573912302 |
Código de Barras | 9788573912302 |
Faixa Etária | Graduação e pós graduação |
Idioma | Português |
Número do Volume ou Tomo | Único |
Classificação Fiscal (NCM) | 49019900 |
Comprar na Apple | N/A |
Comprar no Scribd | N/A |
Sumário
SUMÁRIO
Prefácio da primeira edição
Prefácio para a segunda edição
Introdução
1. Por uma transversalidade pedestre
2. Ambiguidades da Filosofia
3. Estudos curriculares e Filosofia
4. Didática mínima
5. A Teoria dos Campos Conceituais e a Didática da Filosofia
6. Filosofia e infância
7. Um ensaio de classificação de áreas de conhecimento
8. Sobre Filosofia e Linguagem
Referências bibliográficas