O gosto da leitura é despertado, é estimulado, é motivado. Por isso é importante que pais e professores (com)partilhem o gosto pela atividade de ler com os filhos e alunos. O desinteresse demonstrado pela leitura entre os jovens pode ter origem no descaso por ela evidenciado entre os mais velhos, pela pouca valia que atribuem no seu dia a dia. Assim, sem dúvida, os resultados obtidos pelos jovens leitores brasileiros em testes oficiais são alarmantes. Mas, talvez, o que esteja faltando seja assumir um compromisso de modificar a situação reinante, bem como um esforço conjunto, direcionado no sentido de tornar a leitura uma prática cotidiana na vida de crianças e jovens, de parte de pais e professores.
De acordo com o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA, 2012), (OCDE, 2014), que avaliou o desempenho em leitura em 65 países, metade dos estudantes brasileiros com idade de 15 anos situa-se no nível 2, em uma escala de 1 a 6. Por outro lado, apenas 0,5% dos estudantes encontra-se nos níveis 5 ou 6 e está apto a localizar e organizar informações entranhadas no texto, interpretar e refletir sobre os pontos que exigem compreensão detalhada.
Por que o Brasil exibe resultados tão pífios? Como pais e professores podem contribuir para que seus filhos e alunos se apropriem da leitura a fim de utilizá-la como ferramenta para novas aprendizagens? Foi com o objetivo de construir pontes, estabelecer contato mais próximo e criar maior cumplicidade entre pais, professores e pesquisadores que este livro foi concebido.
Título | O que precisamos saber sobre a aprendizagem da leitura |
---|---|
Subtítulo | Contribuições interdisciplinares |
Autor(es) | Onici Claro Flôres, Rosângela Gabriel (Orgs.) |
Editora/Selo | Editora UFSM |
Assunto Principal | Educação, leitura, aprendizagem |
Assunto Secundário | Não |
Origem do Livro | Nacional |
Coleção | Não |
Número de Páginas | 208 Pág. |
Acabamento | N/A |
Número da Edição | 1ª |
Ano da Edição | 2017 |
ISBN (SKU) | 9788573912845 |
Código de Barras | 9788573912845 |
Faixa Etária | Pais, professores e pesquisadores em educação. |
Idioma | Português |
Número do Volume ou Tomo | Único |
Classificação Fiscal (NCM) | 49019900 |
Comprar na Apple | Não |
Comprar no Scribd | N/A |
Sumário
Sobre os Autores
Apresentação
Capítulo 1
Conversa com pais e professores sobre leitura
Leonor Scliar-Cabral
Capítulo 2
A leitura compartilhada na família e na escola
Rosângela Gabriel
José Morais
Capítulo 3
Visão em túnel: um obstáculo para a compreensão leitora
Naura Letícia Nascimento Coelho
Capítulo 4
Simetria cerebral e aprendizado da leitura
Daiane Lopes
Capítulo 5
Será que ensinar a ler e a escrever ficou mais fácil hoje em dia?
Onici Claro Flôres
Capítulo 6
Multimodalidade textual e formação do hiperleitor
Ana Cláudia Munari Domingos
Ana Paula Klauck
Paula Mastroberti
Capítulo 7
Ler literatura também é ler imagem?
Flávia Brocchetto Ramos
Marília Forgearini Nunes
Capítulo 8
Leitura: o papel do professor no ensino de alunos disléxicos
Maria Isabel Lopes
Capítulo 9
E o livro que estava lá, pinóquio?
Vera Wannmacher Pereira
Capítulo 10
Em leitura, nem sempre 2+2=4
Débora Borsatti
Capítulo 11
Educação para a leitura: o que as avaliações internacionais nos ensinam?
Katiele Naiara Hirsch
Rosângela Gabriel
Capítulo 12
Para seu filho ler: a relação entre conhecimento linguístico e extralinguístico na redação de notícias em zero hora