Título | Pedagogia Universitária |
---|---|
Subtítulo | tecendo redes sobre a Educação Superior |
Autor(es) | Silvia Maria de Aguiar Isaia, Doris Pires Vargas Bolzan, Adriana Moreira da Rocha Maciel (Org,) |
Editora/Selo | Editora UFSM |
Assunto Principal | Educação, ensino superior, pedagogia, docência, formação de professores |
Assunto Secundário | Não |
Origem do Livro | Nacional |
Coleção | Não |
Número de Páginas | 244 Pág. |
Acabamento | N/A |
Número da Edição | 1ª |
Ano da Edição | 2009 |
ISBN (SKU) | 9788573911251 |
Código de Barras | 9788573911251 |
Faixa Etária | Graduação, Pós-Graduação e outros |
Idioma | Nacional |
Número do Volume ou Tomo | Único |
Classificação Fiscal (NCM) | 49019900 |
Comprar na Apple | N/A |
Comprar no Scribd | N/A |
Sobre os Autores
Apresentação
Parte I – Universidade e docência: Cenários, Reflexões e Inovações
Capítulo 1
Repensando a universidade brasileira a partir das humanidades: (re)encontrando a essência formadora
Ricardo Rossato
Capítulo 2
Avaliação educativa: produção de sentidos com valor de formação no Brasil
José Dias Sobrinho
Capítulo 3
Docência e internacionalização da educação superior
Marília Costa Morosini
Capítulo 4
O processo formativo do professor no ensino superior: em busca de uma ambiência (trans)formativa
Adriana Moreira da Rocha Maciel
Capítulo 5
Inovações pedagógicas e saberes docentes: experiências de investigações e formação que aproximam Argentina e Brasil
Elisa Lucarelli e Maria Isabel Cunha
Parte II – Formação e desenvolvimento profissional docente: olhares sobre o in-visível
Capítulo 6
Na tessitura da trajetória pessoal e profissional: a constituição do professor do ensino superior
Silvia Maria de Aguiar Isaia
Capítulo 7
Em que espelhos andamos nos projetando? Entre representações e saberes – o professor universitário
Valeska Fortes de Oliveira
Capítulo 8
Ação educativa e referências teórico-metodológicas
Marlene Grillo
Capítulo 9
Formação permanente e conhecimento pedagógico compartilhado: possibilidades na docência universitária
Doris Pires Vargas Bolzan
Capítulo 10
Desenvolvimento e realização do profissional docente: a saúde emocional no processo autoeducativo
Adriana Moreira da Rocha Maciel
Capítulo 11
Construção da profissão docente: possibilidades e desafios para a formação
Silvia Maria de Aguiar Isaia e Doris Pires Vargas Bolzan
Parte III – Discussões e reflexões sobre práticas pedagógicas na educação superior
Capítulo 12
Desafios atuais da teoria e prática na docência universitária
Léa das Graças Camargo Anastasiou
Capítulo 13
Cidadania e práticas pedagógicas: reinvenções possíveis?
Cleoni Maria Barboza Fernandez e Maria Elly Genro
Capítulo 14
Formação docente e o enfoque problematizador: relato de uma experiência de educação em saúde
Nildo A. Batista, Otilia B. Seiffert e Sylvia Helena Batista
Capítulo 15
Engenharia de software e investigação-ação escolar: gerenciando equipes multidisciplinares para construção de ambientes para educação mediada por tecnologia
Felipe Martins Müller
Ensino jurídico e formação docente
Maria Cecília Lorea Leite